TítuloDa influencia do christianismo sobre o direito civil dos romanos
Autor(es)Troplong, Raymond Theodore
Data de publicação1852
ResumoDestaca as influências com que o cristianismo veio modificar as relações civis, ou seja, o direito privado romano. Este direito representou na civilização romana um papel importantíssimo, contribuindo a dar a Roma os elementos de sua grandeza, daí a importância de ressatar os seus desenvolvimentos. Especialmente mostra como o cristianismo comunicou ao direito um forte impulso de civilização, nem por isso o movimento atingiu o alvo, senão depois de receber da idade média a repercussão que o impeliu até o código civil. O direito romano então teria sido melhor na época cristã do que nas épocas anteriores, no entanto, inferior às legislações modernas, nascidas à sombra do cristianismo, e mais compenetradas de seu espírito.
NotasRaymond Theodore Troplong nasceu em 8 de outubro de 1795 em Saint-Gaudens, e faleceu em março de 1869. Foi um jurista e político francês do século XIX. Conselheiro do Tribunal de Cassação, Oficial da Ordem da Legião D’Honra, membro do l'Institut de France, Académie des sciences morales et politiques, co-redator no texto inicial da Constituição francesa e senador foram algumas das posições ocupadas por este eminente jurisconsulto.
AssuntosDireito civil romano
Cristianismo
EditoraMeira Henriques
FonteTROPLONG, Raymond Theodore. Da influencia do christianismo sobre o direito civil dos romanos. Tradução de Jose Raymundo da Costa Menezes. BDJur, Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/11430>.
TROPLONG, Raymond Theodore. Da influencia do christianismo sobre o direito civil dos romanos. Tradução de Jose Raymundo da Costa Menezes. Recife: Meira Henriques, 1852.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/11430
Aparece nas coleções: