TítuloControle externo da magistratura
Controle externo da magistratura: negação da autonomia do Judiciário
Autor(es)Martins, Francisco Peçanha
Data de publicação1993
ResumoDiscorre sobre o controle externo do Poder Judiciário. Aborda os problemas e as crises por que passam todos os poderes, instituições, serviços e profissões. Ressalta o projeto de criação do Conselho Nacional de Justiça. Comenta o quadro crítico da justiça brasileira, enfrentando problemas da insuficiência de magistrados e dificuldades para o recrutamento de novos. Critica este quadro e a criação de um Conselho Externo de Controle da Magistratura. Sugere dotar os magistrados de meios para organizar e dinamizar os serviços judiciários nas varas. Enfatiza a informatização dos cartórios e serventias e propõe estágio aos alunos da Escola de Magistrados. Por fim, informa que OAB, o Ministério Público e os advogados devem assumir as responsabilidades que lhes cabe de fiscal da fiel execução da lei.
NotasACESSO RESTRITO: em respeito à Lei de Direitos Autorais, trata-se de documento de uso interno do STJ.
AssuntosMagistratura
Poder judiciário
Controle externo
FonteMARTINS, Francisco Peçanha. Controle externo da magistratura. Correio Braziliense, Brasília, 12 abr. 1993. Caderno Direito e Justiça, p. 4.
MARTINS, Francisco Peçanha. Controle externo da magistratura: negação da autonomia do judiciário. Informativo jurídico da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, Brasília, p. 1-25, v.5, n. 1, jan./jul. 1993.
TipoArtigo de jornal
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16279
Arquivo TamanhoFormato 
Controle_Externo_Magistratura.pdf55.13 kBPDFVisualizar