TítuloDireito fundamental à moradia e a penhorabilidade do bem de família do fiador
Autor(es)Marques, Camilla Lacerda da Natividade
Data de publicação2007
ResumoO trabalho teve como objeto a discussão acerca da constitucionalidade do artigo 3º, VII, da Lei nº 8.009/90, que cuida da penhora do bem de família do fiador que prestou fiança em um contrato de locação, tendo em vista a alteração no artigo 6º da Constituição Federal, que passou a incluir entre os direitos fundamentais “a moradia”. Foi abordada, inicialmente, a questão dos direitos fundamentais do homem na Constituição Federal, com especial ênfase aos direitos sociais, entre eles o direito à moradia, a nova doutrina a respeito de contratos e a sua função social, além da evolução jurisprudencial do tema, incluindo jurisprudência de alguns Tribunais Estaduais, do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. Em relação à Suprema Corte, será tratado, em especial, do julgamento do Recurso Extraordinário nº 407.688-8, em sessão plenária de 8 de fevereiro de 2006, que declarou a constitucionalidade do inciso VII do artigo 3º da Lei nº 8.009/1990. Ao final, foram apresentadas críticas à opção política da Corte Constitucional, com apresentação dos argumentos pela inconstitucionalidade do referido dispositivo, além de propostas para solução para o problema político do mercado imobiliário.
NotasMonografia apresentada à banca examinadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional. Orientador: Paulo Gustavo Gonet Branco
AssuntosBem de família, penhora, jurisprudência
Fiador
Locação de imóveis
Habitação
Direitos e garantias individuais
FonteMARQUES, Camilla Lacerda da Natividade. Direito fundamental à moradia e a penhorabilidade do bem de família do fiador. 2007. 64 f. Monografia (Especialização em Direito Constitucional). - Instituto Brasiliense de Direito Público. Brasília, 2007.
MARQUES, Camilla Lacerda da Natividade. Direito fundamental à moradia e a penhorabilidade do bem de família do fiador. Monografia (Especialização em Direito Constitucional). - Instituto Brasiliense de Direito Público. BDJur, Brasília, DF, 24 abr. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16934>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16934