TítuloO estado da prática do modelo eSCM
Autor(es)Plioplis, Sílvia Torini
Santos Neto, Nelson Alves dos
Data de publicação2007
ResumoA terceirização de serviços de TI tem crescido muito no mundo inteiro. Esse processo ainda gera muitas dúvidas nos provedores de serviço e nas organizações-clientes. O modelo eSCM está entre os mais discutidos e algumas organizações ao redor do mundo já estão implementando suas práticas, sendo algumas delas já certificadas. Em 2001 foi lançado o eSCM-SP (eSourcing Capability Model for Service Providers) e em 2006 o eSCM-CL (eSourcing Capability Model for Clients), provendo um guia de melhores práticas para a melhoria da capacidade de gerenciamento dos processos relacionados à terceirização de serviços de TI. Este trabalho apresenta um levantamento do estado da prática desses dois modelos, buscando atividades práticas e estudos acadêmicos realizados que utilizam–os como referência. Apesar da sua aceitação por organizações públicas e privadas como referência em gerenciamento de serviços terceirizados de TI, o modelo ainda é muito recente e são poucas as organizações públicas e privadas que já o adotaram. Também são poucas as empresas efetivamente certificadas e em sua maioria multinacionais. Porém, o interesse pelo assunto tem crescido bastante. A quantidade de trabalhos acadêmicos que tratam ou fazem referência ao modelo é significativa, bem como os eventos realizados que mostram a estrutura do modelo e a necessidade de sua aplicação para a melhoria das relações entre as organizações-clientes e as prestadoras de serviço. Conclui-se portanto que, apesar do modelo eSCM estar sendo bem aceito pelo mercado, faltam ainda, principalmente no Brasil, mais exemplos de sua aplicação prática que contribuam para a sua validação.
NotasMonografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu MBA - Governança em Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Governança de TI. Orientador: Rejane Maria da Costa Figueiredo.
AssuntosTerceirização, metodologia, manual
Tecnologia da informação
Gerência, metodologia, manual
Avaliação de desempenho
FontePLIOPLIS, Sílvia Torini; SANTOS NETO, Nelson Alves de. O estado da prática do modelo eSCM. 56 f. 2007. Monografia (Especialização em Governança de Tecnologia da Informação). - Universidade Católica de Brasília. Brasília, 2007.
PLIOPLIS, Sílvia Torini; SANTOS NETO, Nelson Alves de. O estado da prática do modelo eSCM. Monografia (Especialização em Governança de Tecnologia da Informação). - Universidade Católica de Brasília. BDJur, Brasília, DF, 25 abr. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16963>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16963