TítuloO crime de lavagem de dinheiro no Brasil e a aplicabilidade da lei 9613/1998
Autor(es)Barbosa, Caio Pompeu Monteiro
Data de publicação2005
ResumoO autor realiza um estudo a respeito do fenômeno “lavagem de dinheiro”. Apresenta um histórico das transações realizadas com o intuito de “limpar” o dinheiro obtido mediante negociações ilícitas desde a década de 20 - nos Estados Unidos da América – passando pela tipificação dos crimes relacionados ao tráfico de entorpecentes por parte dos países signatários da Convenção de Viena, em 1988; bem como sua ocorrência em países como a Alemanha, França, Suíça, Estados Unidos e Brasil. Conceitua e descreve o “modus operandi”, métodos, mecanismos, características e aspectos processuais da lavagem de dinheiro. Menciona a criação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e outras ações implementadas por entes e órgãos da justiça, entidades federais, estaduais e municipais, além dos diversos setores de auditorias de entidades autárquicas, entre outras, principalmente de cunho financeiro, que visam a prevenção e o combate à criminalidade econômica.
NotasTrabalho de Conclusão de Curso de Pós-graduação em Direito Público submetido à Associação Nacional dos Magistrados Estaduais – ANAMAGES, para obtenção do título de Especialista em Direito Público.
AssuntosLavagem de dinheiro
Economia subterrânea
Crime econômico
Crime do colarinho branco
FonteBARBOSA, Caio Pompeu Monteiro. O crime de lavagem de dinheiro no Brasil e a aplicabilidade da lei 9613/1998. 2005. 97 f. Monografia (Especialização em Direito Público)-Associação Nacional dos Magistrados Estaduais, Brasília, 2005.
BARBOSA, Caio Pompeu Monteiro. O crime de lavagem de dinheiro no Brasil e a aplicabilidade da lei 9613/1998. Monografia (Especialização em Direito Público)-Associação Nacional dos Magistrados Estaduais. BDJur, Brasília, DF, 13 jun. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/17247>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/17247