TítuloTermo inicial do prazo para a propositura da ação rescisória quando a sentença for definida em capítulos
Autor(es)Tavares Filho, Francisco
Data de publicação2008
ResumoO objetivo da presente pesquisa é investigar as correntes existentes quanto ao termo inicial do prazo para a propositura da ação rescisória quando o trânsito em julgado da sentença ocorre em capítulos. Isso porque a questão referente ao termo inicial do prazo para a propositura da ação rescisória tem recebido bastante atenção não só dos juízes, mas também dos doutrinadores estudiosos do processo civil. O problema de pesquisa a ser investigado neste trabalho consiste em: é cabível o trânsito em julgado parcial da sentença? Qual o termo inicial para a propositura da ação rescisória quando a sentença, se possível, for decidida em capítulos? A hipótese básica de pesquisa é a de que no presente caso há uma divergência entre duas correntes sobre o termo inicial do prazo para a propositura da ação rescisória quando a sentença for definida em capítulos e diante dessa divergência ainda não é possível, neste momento, descrever qual é a tese mais apropriada. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental, realizada em livros, revistas, periódicos on line, legislações e jurisprudências.
NotasMonografia apresentada como requisito para conclusão do curso de pós-graduação “lato sensu” em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes – UCAM.
AssuntosAção rescisória
Coisa julgada (processo civil)
Brasil. [Código de processo civil (1973)]
FonteTAVARES FILHO, Francisco. Termo inicial do prazo para a propositura da ação rescisória quando a sentença for definida em capítulos. BDJur, Brasília, DF, 2 dez. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/19048>.>.
TAVARES FILHO, Francisco. Termo inicial do prazo para a propositura da ação rescisória quando a sentença for definida em capítulos. Brasília, DF, 2008. 62 f. Monografia. (Monografia apresentada como requisito para aprovação no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Civil e Direito Processual Civil) - Universidade Cândido Mendes – UCAM.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/19048
Arquivo TamanhoFormato 
Termo_Inicial_Prazo_FranciscoTavares.pdf167.61 kBPDFVisualizar