TítuloImplementação de prática de gerenciamento de serviços de TI no Superior Tribunal de Justiça: uma análise do impacto em processos do modelo ITIL
Autor(es)Nóbrega, Rose Mary Dourado Reis
Data de publicação11-2007
ResumoPesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, baseada em estudo de caso com o objetivo de avaliar o impacto evolutivo no grau de maturidade da função Central de Serviços e do processo Gerenciamento de Incidentes no Gerenciamento de Serviços de TI do Superior Tribunal de Justiça com a implementação de prática recomendada pela ITIL. Para fundamentação da pesquisa foram descritas as práticas e recomendações dessa biblioteca e utilizado um relatório base elaborado para diagnóstico do grau de maturidade dos processos ITIL existentes no Superior Tribunal de Justiça. A análise do impacto obtido com a implementação de uma Base de conhecimento para a melhoria dos processos em estudo foi efetuada com entrevistas aos atendentes de suporte técnico de 1° nível, pesquisa de satisfação do usuário de TI e avaliação do estágio de maturidade dos processos avaliados. A pesquisa possibilitou concluir que, os benefícios obtidos com a implantação de uma prática ITIL já promovem melhoria nas metas de Gerenciamento de Serviços de TI almejadas. Percebe-se, entretanto, que os processos são plenamente inter-relacionados e que a continuidade do investimento na melhoria dos demais processos reflete diretamente na eficácia do gerenciamento na sua plenitude.
NotasMonografia apresentada no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em “Administração Estratégica de Sistemas de Informação”, como pré-requisito para a obtenção do grau de especialista.
AssuntosInfra-estrutura
Tecnologia da informação
Sistema de informação
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
FonteNÓBREGA, Rose Mary Dourado Reis. Implementação de prática de gerenciamento de serviços de TI no Superior Tribunal de Justiça: uma análise do impacto em processos do modelo ITIL. BDJur, Brasília, DF, 7 jan. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/19256>.
NÓBREGA, Rose Mary Dourado Reis. Implementação de prática de gerenciamento de serviços de TI no Superior Tribunal de Justiça: uma análise do impacto em processos do modelo ITIL. Brasília, DF, 2007 121 f. Monografia. (Monografia apresentada no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em “Administração Estratégica de Sistemas de Informação”, como pré-requisito para a obtenção do grau de especialista) – Fundação Getúlio Vargas - FGV.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/19256