Voltar à página inicial
 

Licções elementares de direito das gentes sobre o compendio do Sr. Conselheiro Autran

Situação

Edições

Link do item

https://bdjur.stj.jus.br/handle/2011/20623

Situação

Editora

Typographia Economica

Fonte

SOUZA, João Silveira de. Licções elementares de direito das gentes sobre o compendio do Sr. Conselheiro Autran. BDJur, Brasília, DF, 16 abr. 2009. Disponível em: <http://dspace.stj.jus.br//dspace/handle/2011/20623>.
SOUZA, João Silveira de. Licções elementares de direito das gentes sobre o compendio do Sr. Conselheiro Autran. Recife: Economica, 1889. 244 p.

Publicado também

Resumo

Reúne conhecimentos elementares para o estudo da ciência do Direito das Gentes, tendo como base o compêndio do Conselheiro Autran (Pedro Autran da Matta Albuquerque), cuja doutrina procura expor, desenvolver e corrigir. O autor defende que o exame dessa matéria é indispensável em qualquer país que se pretenda civilizado, e que a sua importância cresce à medida que se desenvolvem e se multiplicam as relações internacionais. A obra trata das noções preliminares do Direito das Gentes, como sua definição, divisão, princípios fundamentais, importância e utilidade. Aborda ainda os direitos absolutos das nações, os direitos condicionais dos Estados nas suas relações pacíficas, e os direitos dos Estados nas suas relações hostis.

Notas

João Silveira de Souza, filho de José Silveira e Ana Cassemira de Azevedo Veiga, nasceu na antiga Desterro, no dia 04.02.1824. Foi lente da Faculdade de Direito do Recife, escritor, advogado, conselheiro e político, além de redator da “União”, no Recife. Governou vários estados brasileiros, entre eles o Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Minas Gerais e Bahia. Exerceu também os cargos de Promotor Público, Procurador da Fazenda, Procurador do Tribunal do Comércio (em Pernambuco), Secretário do Governo do Pará e Inspetor da Alfândega (no Rio de Janeiro). Elegeu-se Deputado Federal por Santa Catarina em 1864, e assumiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Império. Foi membro da Academia Catarinense de Letras, onde atualmente é Patrono da Cadeira 18. Publicou as obras "Minhas canções", "Lições de Direito Natural", "Direito Público Universal", "Direito das Gentes" e outras. Era versado em latim, inglês, geografia, história, astronomia e matemática. Faleceu em 11.12.1906.

Notas de conteúdo

Notas de conteúdo

Endereço

SAFS - Quadra 06 - Lote 01 - CEP: 70095-900 - Brasília (DF)
Como chegar

Telefones Úteis

Informações gerais
+55 61 3319.8000

SIC

Reclamações, sugestões
e elogios
Ouvidoria: +55 61 3319.8888

Contato Biblioteca

[email protected]
+55 61 3319.9880