TítuloPrazo de prescrição da ação de repetição de indébito no caso de declaração de inconstitucionalidade da lei tributária
Autor(es)Velloso, Carlos Mário da Silva
Data de publicação2006
ResumoDiscorre sobre a repetição do indébito no caso de prescrição da ação, especialmente quando ocorre a declaração de inconstitucionalidade da lei tributária. Aborda o art. 168 do Código Tributário Nacional que estabelece que o direito de pleitear a restituição extingue-se com o decurso do prazo de cinco anos contados. Declara que o art. 169 acrescenta que prescreve em dois anos a ação anulatória da decisão administrativa que denegar a restituição e o parágrafo único diz que o prazo da prescrição é interrompido pelo início da ação judicial, recomeçando o seu curso por metade a partir da data da intimação. Ressalta que a norma inconstitucional viola o devido processo legal em termos materiais e enumera situações em que o princípio da razoabilidade autoriza invalidar o ato legislativo ou administrativo.
NotasACESSO RESTRITO: em respeito à Lei de Direitos Autorais, trata-se de documento de uso interno do STJ.
AssuntosAção de repetição de indébito, Brasil
Prescrição tributária, Brasil
Prazo (processo civil), Brasil
Inconstitucionalidade das leis, Brasil
FonteVELLOSO, Carlos Mário da Silva. Prazo de prescrição da ação de repetição de indébito no caso de declaração de inconstitucionalidade da lei tributária. BDJur, Brasília, DF, 22 maio 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/21518>.
VELLOSO, Carlos Mário da Silva. Prazo de prescrição da ação de repetição de indébito no caso de declaração de inconstitucionalidade da lei tributária. Revista Internacional de Direito Tributário, Belo Horizonte, v. 6, p. 261-269, jul./ dez. 2006.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/21518
Arquivo TamanhoFormato 
Prazo_Prescrião_Ação.doc.pdf116.65 kBPDFVisualizar