TítuloSegurança, segurança humana e América Latina
Autor(es)Sorj, Bernardo
Data de publicação2005
Resumo"Este artigo procura avançar a discussão dos novos problemas de segurança interna e externa da América Latina. A primeira parte analisa o conceito de segurança humana e os principais atores a ele associados. Argumentamos que o conceito de segurança humana, para ter utilidade prática, deve ir além de seus componentes normativos e ser reformulado de modo a permitir seu uso como ferramenta operacional e analítica. O estudo da segurança humana precisa ter um foco mais claro na violência armada, levando em conta também as dimensões institucionais e sociais, sob a perspectiva dos diferentes arranjos no quadro dos problemas de segurança internacional. A segunda parte começa com uma curta revisão de problemas de segurança comuns na América Latina – e da nova situação criada pelas políticas antiterroristas implementadas pelos Estados Unidos. Discutimos também algumas das dificuldades enfrentadas para consolidar uma agenda internacional comum para a América Latina. Na seção final, expomos alguns dos principais temas que poderiam ser focalizados pelos pesquisadores, pela sociedade civil e pelos atores políticos na América Latina."
NotasArtigo original em inglês.
Título em espanhol: Seguridad, seguridad humana y América Latina. -- Título em inglês: Security, human security and Latin America.
AssuntosSegurança, América Latina
Violência, América Latina
Violência urbana, América Latina
Segurança pública, América Latina
Tráfico de droga, América Latina
Direitos e garantias individuais, América Latina
FonteSORJ, Bernardo. Segurança, segurança humana e América Latina. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 41-59, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/22072>. Acesso em: 8 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22072
Aparece nas coleções: