TítuloComércio e direitos humanos : rumo à coerencia
Autor(es)Dommen, Caroline
Data de publicação2005
Resumo"Este artigo aborda estratégias que podem ser adotadas pelos ativistas de direitos humanos para assegurar que o comércio e as normas comerciais promovam, em vez de enfraquecer, tais direitos. Conclui que um modo eficaz de conseguir o respeito pelos direitos humanos no comércio internacional é buscar o diálogo com os responsáveis por essa política nos governos nacionais, e demonstrar que os direitos humanos podem desempenhar um papel positivo no sentido de garantir um sistema de comércio internacional justo e democrático. O artigo mostra ainda que os ativistas atuantes nessa área compartilham preocupações acerca das transações comerciais com grupos desenvolvimentistas, defensores dos direitos da mulher, ambientalistas e outros que já atuam no comércio; e sugere que os defensores de direitos humanos demonstram, ao recorrer a mecanismos relevantes de accountability, como podem tornar as transações comerciais mais eqüitativas e mais favoráveis aos direitos humanos."
NotasPublicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Comercio y derechos humanos: rumbo a la coherencia. -- Título em inglês: Trade and human rights: towards coherence.
AssuntosOrganização Mundial do Comércio (OMC)
Acordo Geral sobre Comércio e Serviços (Gats)
Comércio internacional
Política comercial
Direito ao desenvolvimento
Liberalismo econômico
Livre comércio
FonteDOMMEN, Caroline. Comércio e direitos humanos: rumo à coerencia. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 2, n. 3, p. 7-25, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/22150>. Acesso em: 8 jun. 2009.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/22150
Aparece nas coleções: