TítuloO Ministério Público e a defesa coletiva dos interesses do consumidor
Autor(es)Cintra, Luís Daniel Pereira
Zanellato, Marco Antonio
Data de publicação12-1992
ResumoTece uma breve análise histórico-legislativa acerca da atuação judicial do Ministério Público na defesa dos interesses e direitos do consumidor. Estuda o termo interesse e explicita o interesse público conceituado pela doutrina. Posteriormente, trata dos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, à luz dos conceitos que lhes foram dados pela Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990, que instituiu o denominado Código de Defesa do Consumidor. Por fim, investiga a atuaçao do Ministério Público na defesa coletiva dos consumidores.
AssuntosProteção e defesa do consumidor, Brasil
Ministério público, competência, Brasil
Interesse público, Brasil
Interesse coletivo, Brasil
Interesse difuso, Brasil
Interesse individual, Brasil
Brasil. [Código de proteção e defesa do consumidor (1990)]
FonteCINTRA , Luis Daniel Pereira; ZANELLATO, Marco Antonio.O Ministério Público e a defesa coletiva dos interesses do consumidor. Justitia, São Paulo, v. 54, n. 160, p. 236-243, out./dez. 1992. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23461>. Acesso em: 7 ago. 2009.
TipoArtigo
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