Voltar à página inicial
 

Responsabilidade civil do Estado por atos do juiz: estudo da evolução e dos fundamentos da responsabilidade civil estatal por atos decorrentes da atividade judiciária danosa

Situação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data de publicação

Unidade Responsável

Edições

Link do item

https://bdjur.stj.jus.br/handle/2011/24059

Situação

Editora

Fonte

OLIVEIRA, Bárbara Higina de. Responsabilidade civil do Estado: aplicação no caso de demora pela prestação jurisdicional. BDJur, Brasília, DF, 28 ago. 2009. Disponível em: <http://dspace.stj.jus.br//dspace/handle/2011/24059>.
OLIVEIRA, Bárbara Higina de. Responsabilidade civil do Estado: aplicação no caso de demora pela prestação jurisdicional. Brasília, DF, 2002. 36 f. Monografia. (Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Direito.) – Uniplac.

Publicado também

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de estudar a hipótese de aplicação do instituto da responsabilidade civil do Estado no caso de demora pela prestação jurisdicional. Para tanto, é traçado um panorama acerca do funcionamento do Poder Judiciário, bem como do exercício da função jurisdicional e dos poderes dos juízes. Em seguida, é feito um estudo sobre a evolução do instituto no ordenamento jurídico brasileiro, bem como das teorias que servem de base para sua aplicação. Finalmente, são estudadas as hipóteses de imputação da responsabilidade civil do Estado e dos fatores excludentes. Conclui-se que, apesar de, por um lado, haver uma determinação constitucional no sentido de que a prestação deve ser eficiente, por outro, o aparelhamento estatal é deficiente, não permitindo que o Estado cumpra integralmente com sua função.

Notas

Monografia apresentada como requisito para conclusão do curso de pós-graduação lato sensu em Direito pelos Cursos Sui Júris – Uniplac.

Notas de conteúdo

Notas de conteúdo

Endereço

SAFS - Quadra 06 - Lote 01 - CEP: 70095-900 - Brasília (DF)
Como chegar

Telefones Úteis

Informações gerais
+55 61 3319.8000

SIC

Reclamações, sugestões
e elogios
Ouvidoria: +55 61 3319.8888

Contato Biblioteca

[email protected]
+55 61 3319.9880