TítuloAspectos constitucionais e infraconstitucionais do ensino fundamental em casa pela família
Autor(es)Franciulli Netto, Domingos
Data de publicação2002
ResumoExamina a hipótese de uma família brasileira pretender educar seus filhos em casa, especialmente em relação ao ensino fundamental. Para tanto, investiga e faz uma ponderação entre as disposições constitucionais e a legislação infraconstitucional sobre o direito à educação no Estado de Direito e suas relações com os direitos de liberdade de organização da família. Também analisa a realidade social e educacional no Brasil. Por fim, posiciona-se no debate e ressalta que o que se está a defender não é o direito de todos o pais educarem seus filhos em casa, sem restrições, mas o direito daqueles que argumentarem e mostrarem possuir condições referentes à educação, pois há um anseio social pela legitimação desse método educacional.
Notas- Texto de autoria de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
AssuntosEnsino fundamental
Direito à educação
Dispositivo constitucional
Dispositivo legal
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
EditoraAmérica Jurídica
FonteMARTINS, Ives Gandra da Silva (Coord.). As vertentes do Direito Constitucional contemporâneo. Rio de Janeiro: América Jurídica, 2002. p. 135-144.
TipoCapítulo de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/260