TítuloProgressão textual: análise do discurso de posse do ministro Washington Bolívar no cargo de presidente do Superior Tribunal de Justiça
Autor(es)Albuquerque, Josefina Maria Ferreira
Data de publicação2009
ResumoEste trabalho, que se sustenta na vertente cognitivo/discursiva/interacional da Linguística Textual, tem como objetivo a análise da construção da cadeia argumentativa do discurso. A abordagem da progressão do raciocínio se assenta no estudo da coesão e da coerência. A progressão textual é examinada sob três aspectos: progressão referencial, temática e tópica.
NotasArtigo acadêmico apresentado ao Núcleo de Pós-Graduação e MBA´s da Faculdade FORTIUM, como requisito para obtenção do título de especialista em Língua Portuguesa, Gramática e Revisão de Texto.
AssuntosLinguística
Semântica
Discurso
Ministro de tribunal superior
FonteALBUQUERQUE, Josefina Maria Ferreira. Progressão textual: análise do discurso de posse do ministro Washington Bolívar no cargo de presidente do Superior Tribunal de Justiça. BDJur, Brasília, DF, 9 fev. 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27097>.
ALBUQUERQUE, Josefina Maria Ferreira. Progressão textual: análise do discurso de posse do ministro Washington Bolívar no cargo de presidente do Superior Tribunal de Justiça. Brasília, DF, 2009. 36 f. Artigo. (Especialização em Língua Portuguesa, Gramática e Revisão de Texto) – FORTIUM.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27097
Arquivo TamanhoFormato 
Progressão_Textual_Josefina Maria.pdf918.8 kBPDFVisualizar