Princípio da separação dos poderes : os órgãos jurisdicionais e a concreção dos direitos sociais
Situação
Carregando...
Data de publicação
Autoria
Unidade Responsável
Coleção
Link do item
https://bdjur.stj.jus.br/handle/2011/27222
Situação
Editora
Fonte
GARCIA, Emerson. Princípio da separação dos poderes: os órgãos jurisdicionais e a concreção dos direitos sociais. De jure: revista juridíca do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, n. 10 p. 50-88, jan/jun. 2008. Disponível em: <http://dspace.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27222>. Acesso em: 4 fev. 2010.
Publicado também
Resumo
Examina o princípio da separação dos poderes, delimitando o papel do Poder Judiciário na concreção dos direitos sociais no contexto de uma sociedade alicerçada na ordem democrática e na dignidade da pessoa humana. Apresenta como pressupostos a distinção entre atos administrativos e atos de governo e a exigência positiva de acionar a atuação do Estado na salvaguarda dos direitos a partir dos contornos da realidade concreta.
Notas
Notas de conteúdo
Notas de conteúdo
Assunto
Separação de poderes, aspectos constitucionais, Brasil; Direitos econômicos e sociais, Brasil; Tribunal constitucional, competência, direito comparado, Estados Unidos, França, Itália; Administração da justiça, Brasil; Controle da constitucionalidade, Brasil; Democracia, Brasil; Tutela jurisdicional, Brasil; Direitos e garantias individuais, Brasil; Presidente da República, competência, Brasil