TítuloO estado e a juventude no Brasil : por onde andam suas políticas públicas?
Autor(es)Alves, Nilson Rocha
Data de publicação2009
ResumoPretende demonstrar que, no Brasil, o debate em torno das políticas públicas de (e para a) juventude teve um avanço significativo em relativamente pouco tempo. O estudo visa apontar as dificuldades de se construir políticas de juventude no Brasil, uma vez que o Estado não se preparou para atender de forma eficiente (e inclusiva) esse grande contingente de jovens. Conclui-se que a oferta de serviços públicos (saúde e educação, principalmente) e de mercado de trabalho ainda são insuficientes para atender à demanda dessa população. Apresenta algumas reflexões sobre as principais características das políticas públicas brasileiras destinadas aos jovens no Brasil - à luz de profissionais que lidam com a temática -, e a situação de vulnerabilidade diante da ausência (ou fragilidade) de políticas públicas que levem em conta suas expectativas, reflexões e incertezas. Por fim, discutem-se caminhos e alternativas capazes de oferecer perspectivas de futuro e propostas para garantir a cidadania plena aos milhões de jovens brasileiros.
NotasTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Montes Belos, em cumprimento às exigências do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Pública, para obtenção do título de especialista.
AssuntosJuventude, Brasil
Jovem, Brasil
Políticas públicas, Brasil
FonteALVES, Nilson Rocha. O estado e a juventude no Brasil: por onde andam suas políticas públicas? BDJur, Brasília, DF, 3 mar. 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27554>.
ALVES, Nilson Rocha. O estado e a juventude no Brasil: por onde andam suas políticas públicas? Brasília, DF, 2009. 55 f. Monografia. (Especialização em Gestão Pública) - Faculdade Montes Belos.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/27554