TítuloA Dignidade Humana como Fundamento Jurídico das "Ordens de Não-Ressuscitação"
Autor(es)Pithan, Lívia Haygert
Data de publicação2004
ResumoDiscute a fundamentação jurídica de uma conduta médico-hospitalar já cotidiana, porém ainda não explícita no Brasil: as chamadas "ordens de não-ressuscitacão". Segundo a autora, ainda que haja clara noção da adequação moral e técnica da opção por não realizar determinados procedimentos médicos fúteis, permanecem as dúvidas jurídicas relativas à sua fundamentação legal. Parte-se da concepção de que as soluções normativas não precisam vir especificadas em regras jurídicas. Assim, diz que a dignidade humana está contemplada no atendimento à saúde daqueles que estão em processo de morte irreversível, desde que respeitada sua autonomia individual e mantida a assistência médica destinada aos cuidados gerais de bem-estar.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 34:614.253 P683d Código de barras: STJ00062649
AssuntosBioética
Eutanásia
Medicina, aspectos morais
Ética médica
Medicina legal
EditoraEDIPUCRS
FontePITHAN, Lívia Haygert. A Dignidade Humana como Fundamento Jurídico das "Ordens de Não-Ressuscitação". Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. 137 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/2842
Arquivo TamanhoFormato 
A_Dignidade_Humana_como_Fundamento .pdf34.58 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: