TítuloColóquio sobre a formação de Juízes: a formação de Juízes no contexto da cooperação entre os países da comunidade dos países de língua portuguesa – CPLP
Autor(es)Gonçalves, Fernando
Data de publicação2008
ResumoComenta que a cooperação judicial entre os países é elemento indispensável não só para o conhecimento das realidades dos diversos atores do sistema internacional, mas para a consecução dos objetivos da justiça. Ressalta que se faz necessária a renovação do atual sistema de cooperação internacional, por meio da criação de mecanismos eficazes, que de fato atendam a nova realidade mundial. Declara que muito poderá contribuir a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP para o desenvolvimento do intercâmbio entre os seus magistrados e servidores e para o reforço do trabalho conjunto de autoridades legislativas, judiciais e administrativas. Declara que a justiça brasileira tem começado a trilhar um caminho irreversível, por meio da criação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – Enfam. Por fim, enfatiza que os intercâmbios são imprescindíveis para a renovação e modernização das práticas processuais e do direito material, com as profundas modificações sociais dos novos tempos, e para a construção de um Poder Judiciário cada vez mais dinâmico, rápido e eficiente, capaz de dar conta das crescentes demandas da sociedade.
NotasPalavras proferidas no Colóquio sobre a Formação de Juízes, Lisboa, 16.10.08.
AssuntosMagistrado, formação profissional, Brasil
Juiz, formação profissional, Brasil
Integração social, Brasil
Poder judiciário, Brasil
FonteGONÇALVES, Fernando. Colóquio sobre a formação de Juízes: a formação de Juízes no contexto da cooperação entre os países da comunidade dos países de língua portuguesa – CPLP. BDJur, Brasília, DF, 14 maio 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/31270>. Acesso em: 23 nov. 2011.
TipoPalestra
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/31270
Arquivo TamanhoFormato 
Colóquio_Sobre_Formação.doc.pdf82.32 kBPDFVisualizar