TítuloPrincípios da instrumentalidade, do contraditório, da ampla defesa e modernização do processo civil
Autor(es)Delgado, José Augusto
Data de publicação06-2001
ResumoTrata dos princícios da instrumentalidade, do contraditório, da ampla defesa e e modernização do Processo Civil. Ressalta a importância dos princípios processuais para modernização do sistema. Chama atenção para o princípio do contraditório e da ampla defesa como sendo os que aperfeiçoam a democratização do processo e que simbolizam o respeito maior que o Estado, pela via do Poder Judiciário, tem pelo cidadão.
NotasTrabalho apresentado no Congresso Mundial de Direito Processual (Civil, Penal, Trabalhista e Administrativo), promovido pelo Instituto Brasileiro de Estudos de Direito - IBED, Revista Jurídica Consulex, Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito Laboral, European Institute of Procedural Law, Escola Nacional da Magistratura, Faculdade de Direito do Recife, Instituto Pernambucano de Direito do Trabalho e Academia Nacional de Direito do Trabalho, em data de 19 a 22 de maio de 1999, na cidade do Recife, Pernambuco.
AssuntosProcesso civil, Brasil
Princípios da instrumentalidade
Contraditório
Ampla defesa
EditoraRevista Jurídica
FonteDELGADO, José Augusto. Princípio da instrumentalidade, do contraditório, da ampla defesa e modernização do processo civil. Revista Jurídica, São Paulo, ano 49, n. 285, p. 31-60, jun. 2001. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/3192>. Acesso em: 6 dez. 2011.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/3192