Voltar à página inicial
 

Prova pericial em Processo Civil : laudos psicológicos e sua contribuição para a eficácia da prestação jurisdicional

Situação

Edições

Link do item

https://bdjur.stj.jus.br/handle/2011/35512

Situação

Editora

Fonte

Matos Neto, Manoel Leão de. Prova pericial em Processo Civil: laudos psicológicos e sua contribuição para a eficácia da prestação jurisdicional. 2010. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Direito Processual Civil aplicado à atividade profissional dos servidores do Superior Tribunal de Justiça) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010.

Publicado também

Resumo

Ressalta que na busca por uma melhor prestação jurisdicional, associada, quando possível, à celeridade processual, buscou-se demonstrar que a elaboração desses laudos psicológicos para a justiça, quando feita em bases de uma equipe multidisciplinar, ou de composição interprofissional, pode fundamentar decisões que satisfaçam melhor às partes, produzindo nelas uma maior reflexão e um sentimento de responsabilidade e co-participação nos resultados do processo. Aborda levantamento de julgados nas Varas de Família, circunscrição judiciária de Brasília, e Turmas Cíveis do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios - TJDFT, onde foram analisados quarenta processos, de uma amostra inicial de cento e noventa e sete, julgados nos anos de 2008 a 2010. Este estudo pretende demonstrar a importância de se ter, à disposição dos magistrados, um serviço psicossocial judiciário bem estruturado, de base multidisciplinar e voltado aos interesses da sociedade.

Notas

Trabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Direito Processual Civil aplicado à atividade profissional dos servidores do Superior Tribunal de Justiça

Notas de conteúdo

Notas de conteúdo

Endereço

SAFS - Quadra 06 - Lote 01 - CEP: 70095-900 - Brasília (DF)
Como chegar

Telefones Úteis

Informações gerais
+55 61 3319.8000

SIC

Reclamações, sugestões
e elogios
Ouvidoria: +55 61 3319.8888

Contato Biblioteca

[email protected]
+55 61 3319.9880