TítuloAvaliação de desempenho funcional : estudo de caso da Secretaria Judiciária do Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Autor(es)Souza, Maria Onivia Almeida de
Data de publicação2010
ResumoAnalisa o papel da Avaliação de Desempenho Funcional dos servidores da Secretaria Judiciária do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Trata-se de um estudo de caso, que buscou investigar os mecanismos de um sistema formal de avaliação de desempenho implantado na organização e que recentemente passou por uma reformulação. A metodologia utilizada foi composta de aplicação de questionários, análise documental da legislação que institui a avaliação de desempenho no STJ e revisão da literatura atinente ao tema. A pesquisa descritiva foi aplicada a uma amostra de 50 servidores, de um quadro geral composto por 194. Buscou-se verificar as práticas adotadas pelos avaliadores e o possível alinhamento aos objetivos da política de gestão de pessoas do STJ. Os resultados mostraram que na Secretária Judiciária, o processo de Avaliação de Desempenho Funcional, segundo a ótica dos avaliados, não atende as expectativas da política de gestão de pessoas. Coexistem na Secretaria Judiciária práticas de uma gestão participativa e práticas de uma gestão tradicional, que adota procedimentos ultrapassados. Procedimentos que não atendem as necessidades da Administração Pública Moderna. Constatou-se, ainda, que a gestão tradicional é a que predomina na unidade estudada.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para obtenção de Certificado de conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu, em Gestão e Administração Pública.
AssuntosAvaliação de desempenho, Brasil
Servidor público, Brasil
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
FonteSOUZA, Maria Onivia Almeida de. Avaliação de desempenho funcional: estudo de caso da Secretaria Judiciária do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 2010. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão e Administração Pública) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35678>. Acesso em: 14 fev. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/35678
Arquivo TamanhoFormato 
Avaliacao_desempenho_funcional.pdf431.62 kBPDFVisualizar