TítuloEntre reparações, meias verdades e impunidade : o difícil rompimento com o legado da ditadura no Brasil
Autor(es)Mezarobba, Glenda
Data de publicação12-2010
ResumoApresenta o processo de ajuste de contas do Estado brasileiro para com as vítimas da ditadura militar. Analisa, brevemente, o regime militar brasileiro e os mecanismos de justiça adotados para redemocratizar o país.
NotasEste artigo reproduz trechos de “Um acerto de contas com o futuro: a anistia e suas consequências – um estudo do caso brasileiro” e “O preço do esquecimento: as reparações pagas às vítimas do regime militar (uma comparação entre Brasil, Argentina e Chile)”, respectivamente dissertação de mestrado (2003) e tese de doutorado (2008) defendidas pela autora no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (MEZAROBBA, 2006, 2008).
Publicado em português, espanhol e inglês.
Título em espanhol: Entre reparaciones, medias verdades e impunidad: la difícil ruptura con el legado de la dictadura en Brasil. -- Título em inglês: Between reparations, half truths and impunity: the difficult break with the legacy of the dictatorship in Brazil.
AssuntosGoverno militar, Brasil
Ditadura, Brasil
Crime de tortura, Brasil
Anistia, Brasil
Exílio, Brasil
Democratização, Brasil
FonteMEZAROBBA, Glenda. Entre reparações, meias verdades e impunidade: o difícil rompimento com o legado da ditadura no Brasil. SUR: Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 7, n. 13, dez. 2010. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/41722>. Acesso em: 14 set. 2011.
TipoArtigo
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/41722
Aparece nas coleções: