TítuloAnálise dos temas dos gêneros do discurso “recursos judiciais” no âmbito do Superior Tribunal de Justiça pela perspectiva da teoria dialógica da linguagem: um estudo bakhtiniano
Autor(es)Cruz, Viviani Reiter Alves da
Data de publicação2011
ResumoAborda a teoria dialógica da linguagem . O tema, para o Círculo de Bakhtin, é o sentido do enunciado, o signo ideológico que dá expressividade a um signo linguístico, que, por natureza, é neutro em sua abstração linguística. Em face do acentuado insucesso dos recursos judiciais que circulam no Superior Tribunal de Justiça - STJ, este trabalho tem como objetivo compreender se o estudo desses gêneros na perspectiva dialógica da linguagem pode contribuir para a compreensibilidade desse fenômeno. Para isso, empreende-se um estudo de perfil compreensivo responsivo a fim de delimitar o tema de cada um dos gêneros discursivos “recursos judiciais” escolhidos. Determinado o tema do gênero e o sentido nele implicado para as interações dialógicas que se desenvolvem entre os sujeitos-discursivos julgador-STJ e parte-recorrente nas suas atividades jurídico-discursivas, este trabalho faz o confronto com as marcas discursivas encontradas nos textos das decisões judiciais, o corpus desta pesquisa. Desse dialogismo, este trabalho busca saber se a inabilidade no trato desses gêneros discursivos pode ser responsável pelo insucesso de parte dos recursos interpostos junto ao Superior Tribunal de Justiça.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UNICEUB/ICPD) como pré-requisito para a obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu na área de Revisão de Texto: Gramática, Linguagem e a Construção ∕ Reconstrução do Significado.
AssuntosDialogismo
Recursos judiciais, Brasil
Decisão judicial
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
FonteCRUZ, Viviani Reiter Alves da. Análise dos temas dos gêneros do discurso “recursos judiciais” no âmbito do superior tribunal de justiça pela perspectiva da teoria dialógica da linguagem: um estudo bakhtiniano. 2011. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Revisão de Texto: Gramática, Linguagem e a Construção ∕ Reconstrução do Significado.) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF, 2011. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/41789>. Acesso em: 27 set. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/41789