TítuloO direito à saúde e a política pública de acesso ao protetor solar
Autor(es)Dias, Clara Torres
Data de publicação2010
ResumoInvestiga, no âmbito nacional, qual política pública se apresenta como mais eficaz para ampliar o acesso ao protetor solar e, deste modo, garantir o direito à saúde. A fim de alcançar o escopo desta monografia, apresentou-se a evolução histórica do direito à saúde, sua sistemática no ordenamento jurídico brasileiro e a sua concretização por meio do Sistema Único de Saúde. Também foi necessário compreender as políticas públicas, analisando seus conceitos e suas fases de formação, bem como as principais políticas de saúde antecessoras do Sistema Único de Saúde e a política de assistência farmacêutica e de medicamentos vigente no país. Por fim, examinou-se o fenômeno da judicialização da saúde e foram enunciadas as propostas de políticas públicas para ampliar o acesso ao protetor solar. Foram identificadas três propostas de políticas públicas: a reclassificação legislativa do protetor solar para viabilizar a sua distribuição como medicamento pelo SUS, a redução da carga tributária incidente sobre o produto e o fornecimento, pelos empregadores do setor público e privado, de protetor solar aos trabalhadores expostos ao Sol. Da análise dos argumentos expostos, verificou-se que a política pública mais eficaz para ampliar o acesso ao protetor solar é aquela que mantém a classificação do produto, mas determina a sua distribuição pelo SUS, bem como estabelece a redução dos tributos aplicados ao filtro solar e o seu fornecimento aos trabalhadores, que laboram expostos ao Sol, pelas empresas privadas e entidades da Administração Pública.
NotasMonografia apresentada ao JusPODIVM como requisito parcial para a obtenção de grau de Especialista em Direito Público.
AssuntosPolíticas públicas, Brasil
Direito à saúde, Brasil
Pele, proteção
FonteDIAS, Clara Torres.O direito à saúde e a política pública de acesso ao protetor solar. Salvador, BA, 2010. 78 f. Monografia. (Especialização em Direito Público) - JUSPODIVM. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/42353>. Acesso em: 16 nov. 2011.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/42353
Aparece nas coleções: