TítuloProcesso coletivo: tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos
Autor(es)Zavascki, Teori Albino
Data de publicação2005
ResumoEstudo sobre o processo coletivo no direito brasileiro. Com base nas modificações legislativas implementadas nos últimos anos, busca identificar as características principais desse ramo do processo civil, bem como os seus princípios norteadores, os seus objetivos e os seus instrumentos de atuação. A Parte A traz uma resenha histórica da evolução do processo civil desde a implantação do Código de 1973, para mostrar como surgiu e com que perfil se afirmou entre nós o processo coletivo. As duas partes seguintes são dedicadas ao estudo dos seus principais instrumentos, os destinados à tutela de direitos coletivos (Parte B) e os destinados à tutela coletiva de direitos individuais (Parte C). Na parte final, são analisadas as relações entre o processo coletivo, os fatos jurídicos e os preceitos normativos, culminando com o exame das ações de controle concentrado de constitucionalidade na sua condição de instrumento para tutelar, ainda que indiretamente, direitos subjetivos individuais.
Notas- Texto de autoria de Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça.
- Disponível também em ZAVASCKI, Teori Albino. Processo coletivo: tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014.
AssuntosTutela jurisdicional
Interesse coletivo
Ação civil pública
Improbidade administrativa
Interesse individual homogêneo
Mandado de segurança
Direitos e garantias individuais
Brasil. Ministério Público
Constitucionalidade das leis
Controle da constitucionalidade
Inconstitucionalidade das leis
FonteZAVASCKI, Teori Albino. Processo coletivo: tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de direitos. 2005. 295 f. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2005.
TipoTese
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/48114
Arquivo TamanhoFormato 
processo_coletivo_tutela_zavascki.pdf1.41 MBPDFVisualizar