TítuloO Superior Tribunal de Justiça e a justiça especial
Autor(es)Ribeiro, Antônio de Pádua
Data de publicação1988
ResumoApresenta o Superior Tribunal de Justiça (STJ), abordando a composição, competências e os motivos que levaram à criação dessa Corte. Faz um paralelo com a constituição do Tribunal Federal de Recursos (TFR) e seu posterior desdobramento em vários Tribunais Regionais. Esclarece que a criação do STJ em nada diminuiu a relevância do Supremo Tribunal Federal. Assinala que o êxito do STJ depende da eficiência dos juizados especiais. Examina a competência originária, recursal ordinária e recursal especial do STJ. Tece considerações sobre o mandado de segurança coletivo, o habeas data e o mandado de injunção. Encerra com uma breve referência à declaração incidental de inconstitucionalidade, à aquisição de intervenção federal e à autonomia administrativa e financeira do Poder Judiciário.
Notas- Texto de autoria de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.
- Palestra proferida no “II Fórum Jurídico - A Constituição Brasileira” no auditório do Hotel Brasilton, em Belo Horizonte, em 20 de setembro de 1988.
AssuntosSuperior Tribunal de Justiça
Poder judiciário
Juizado especial
Mandado de segurança coletivo
Habeas data
Mandado de injunção
Editora- Brasília Jurídica
- Forense Universitária
Fonte- Reflexões jurídicas: palestras, artigos e discursos. Brasília: Brasília Jurídica, 2000. p. 73-88.
- MARTINS, Ives Gandra da Silva. A Constituição brasileira de 1988: interpretações. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988. p. 215-229.
TipoPalestra
Capítulo de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/655