TítuloFenomenologia e Direitos Humanos
Autor(es)Guimarães, Aquiles Côrtes
Data de publicação2007
ResumoFenomenologia e Diretos Humanos coloca em questão o problema dos fundamentos dos direitos humanos, à luz do pensamento fenomenológico-existencial. Chama a atenção para o fato de que não bastam os belos comentários referentes às proclamações constitucionais e aos tratados e declarações internacionais que pretendem realçar a supremacia dos direitos humanos. É necessário ir um pouco mais adiante na reflexão para entender que a expressão "direitos humanos" oculta, muitas vezes, tanto a idéia de direito quanto a idéia de atributos da pessoa humana. Para tanto, o método fenomenológico parece o mais adequado à explicitação dos sentidos do humano que envolvem a questão.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Coleção Primeiros Passos na Filosofia do Direito -- Localização: 34:504(81) C355t Código de barras: STJ00062769
AssuntosDireitos Humanos
Fenomenologia
Filosofia do Direito
EditoraLumen Juris
FonteGUIMARÃES, Aquiles Côrtes. Fenomenologia e direitos humanos. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2007. 120 p. (Primeiros passos na filosofia do direito).
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8738
Arquivo TamanhoFormato 
Fenomenologia_e_Direitos_Humanos.pdf16.45 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: