TítuloEfeito Vinculante: ilegitimidade da jurisdição constitucional. Estudo comparado com Portugal
Autor(es)Arruda, Paula
Data de publicação2006
ResumoEsta obra analisa os mecanismos de articulação entre os controles de constitucionalidade concentrado e difuso, observando-se os casos de Portugal e Brasil, para demonstrar como se apresenta na prática a legitimidade da jurisdição constitucional. O processo de generalização em Portugal, como instrumento cíclico, atua proporcionando a interação discursiva entre as duas modalidades de controle, ao contrário do efeito vinculante adotado no Brasil, que impõe o entendimento do Supremo Tribunal Federal aos juizes que exercem o controle difuso, sem alcançar interação discursiva. Observa-se que o efeito vinculante, enquanto instrumento estritamente hierárquico, é óbice ao discurso jurídico. A consistência da coleta de dados, incentivada pela Universidade da Amazônia - Unama, foi minuciosamente trabalhada para aproximar a teoria constitucional da realidade fática nos dois países possibilitando uma nova abordagem referente à ilegitimidade da jurisdição constitucional no Brasil.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 340.143 A779e Código de barras: STJ00066745
AssuntosEfeito Vinculante
Jurisdição Constitucional (ilegitimidade)
Direito Constitucional
Direito Comparado
EditoraLumen Juris
FonteARRUDA, Paula. Efeito vinculante: ilegitimidade da jurisdição constitucional. Estudo comparado com Portugal. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006. 171 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8756
Arquivo TamanhoFormato 
Efeito_Vinculante.pdf18 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: