TítuloA função social do contrato e o alcance do Artigo 421 do Código Civil
Autor(es)Fonseca, Rodrigo Garcia da
Data de publicação2007
ResumoO autor aborda o tema da função social do contrato, mostrando a oponibilidade da relação contratual a terceiros que dela não são parte, deixando clara a flexibilização do dogma da subjetividade, e entra nas questões ligadas à economia interna dos próprios contratos, relativas a fenômenos que o Código Civil de 2002 fez ressurgentes. Evidencia o liame entre a função social do contrato e a função social da propriedade, traça a evolução do contrato antigo ao contrato liberal, e do fenecimento do pacta sunt servanda, sobretudo nas relações de consumo. Analisa o artigo 421 do Código Civil, timbrando a necessidade de chegar a um ponto de equilíbrio entre a celebrada função social do contrato e o conteúdo do contrato.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 347.44(81) F979f Código de barras: STJ00066354
AssuntosContrato (função social)
Função social da propriedade
Código civil
Estado democrático de direito
EditoraRenovar
FonteFONSECA, Rodrigo Garcia da. A função social do contrato e o alcance do artigo 421 do código civil. Rio de Janeiro: Renovar, 2007. 292 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8763
Arquivo TamanhoFormato 
A_Função_Social_do_Contrato.pdf21.22 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: