TítuloDireito Penal e Estado de Direito Democrático : uma abordagem a apartir do garantismo de Luigi Ferrajoli
Autor(es)Pinho, Ana Cláudia Bastos de
Data de publicação2006
ResumoPartindo sempre da Constituição Federal como paradigma normativo e tendo como referencial teórico o pensamento de Luigi Ferrajoli, a obra aponta para a necessidade da intervenção mínima do Direito Penal. Afinal, se a CF/88 elevou a dignidade humana e o pluralismo político a pilares da República, não pode o Estado exercer a repressão penal descontrolada e irracionalmente. O texto sugere, assim, a (re)avaliação crítica do direito positivo, a partir da compreensão dos postulados do Estado Democrático de Direito, buscando-se formas racionais de impor limites ao poder de punir. É preciso compreender, em definitivo, que o uso do Direito Penal é (deve ser) coadjuvante de uma política social de maior escala c abrangência. A cultura do terror precisa ser ressignificada, retirando-se o véu que encobre a Constituição, entendendo-se que negar validade à lei para assumir os valores do texto constitucional é uma exigência democrática, e não um convite ao pecado.
NotasDivulgação dos SUMÁRIOS das obras recentemente incorporadas ao acervo da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva do STJ. Em respeito à lei de Direitos Autorais, não disponibilizamos a obra na íntegra. Localização: 343 P654d Código de barras: STJ00066837
AssuntosTeoria do direito
Filosofia do direito
Positivismo
Epistemologia jurídica
Direito e política
EditoraLumen Juris
FontePINHO, Ana Cláudia Bastos de.Direito penal e estado democrático de direito : uma abordagem a partir do garantismo de Luigi Ferrajoli. Rio de Janeiro : Lumen Juris, 2006.129 p.
TipoSumário de livro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/8961
Aparece nas coleções: