TítuloElementos de direito administrativo brasileiro: para uso das faculdades de direito do Imperio
Autor(es)Rego, Vicente Pereira do
Data de publicação1860
ResumoNa primeira parte da obra, trata da Administração em geral, do lugar que ela ocupa nas instituições do país, do seu triplo caráter e dos seus órgãos. Discorre sobre o Imperador, considerado como primeiro órgão da Administração Geral; do Conselho do Estado, considerado como órgão auxiliar da Administração Geral e dos Ministros, considerados como órgãos supremos da Administração Geral. Comenta também sobre a administração provincial, a administração municipal, e sobre órgãos especiais da Administração e algumas instituições administrativas. Na segunda parte da obra, aborda a Administração Contenciosa e a divisão dos tribunais administrativos. Por fim, na terceira parte da obra, relaciona as matérias de Direito Administrativo.
NotasVicente Pereira do Rego nasceu em 1812. Foi advogado e professor da Faculdade de Direito do Recife, um dos mais antigos e tradicionais estabelecimentos do ensino superior no Brasil, criada, juntamente com a de São Paulo, sob o Primeiro Reinado (Imperador Pedro I). O Direito Administrativo, enquanto disciplina, foi criado, no Brasil, em 1851, a partir da criação das cadeiras específicas em São Paulo e Olinda. Em 1857 era editada a primeira obra sistematizada: Elementos de Direito Administrativo Brasileiro, de Vicente Pereira do Rego, o que o tornou, portanto, nosso primeiro autor e professor sobre o tema.
AssuntosDireito administrativo, Brasil
Administração pública
Coisa julgada
Órgão público
Província
Tribunal administrativo
EditoraGeraldo Henrique de Mira & C.
FonteREGO, Vicente Pereira do. Elementos de direito administrativo brasileiro: para uso das faculdades de direito do Imperio. BDJur, Brasília, DF, 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/20157>.
REGO, Vicente Pereira do. Elementos de direito administrativo brasileiro: para uso das faculdades de direito do Imperio. 2. ed. Recife: Geraldo Henrique de Mira & C., 1860. 272 p.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/20157
Aparece nas coleções: