TítuloLições de philosophia elementar, racional e moral
Autor(es)Souza, José Soriano de
Data de publicação1871
ResumoA obra estuda, primeiramente, a filosofia de forma geral, apresentando algumas de suas definições. Em seguida detalha a lógica, trazendo sua definição, seu objeto e sua divisão. Expõe ainda temas como metafísica, psicologia, teologia e ética.
NotasJosé Soriano de Souza nasceu na Paraíba em 1833 e faleceu no Recife em 1895. Formou-se em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro e em filosofia por Louvain. Venceu Tobias Barreto em uma disputa pela cadeira de lente de filosofia do Gymnasio Provincial de Pernambucano e, em 1891, foi nomeado professor de Direito Constitucional na Faculdade de Direito do Recife. Soriano de Souza via a filosofia contemporânea à sua época como um verdadeiro embate disputado entre o naturalismo moderno e o sobrenaturalismo clássico ou medieval. Suas obras de maior vulto são compêndios voltados ao ensino de Filosofia e Filosofia do Direito. Os principais trabalhos na área da filosofia são o Compêndio de Philosophia (1867) e as Licções de Philosophia Elementar, Racional e Moral (1871). Em matéria jusfilosófica, sua obra prima chama-se Elementos de Philosophia do Direito, editada em 1880. Vale consignar que Soriano de Souza contribui para com a Faculdade do Recife com apostilas de Direito Romano e de Direito Constitucional.
AssuntosFilosofia
Lógica
Ética
Metafísica
Psicologia
Teologia
EditoraLivraria Acadêmica
FonteSOUZA, José Soriano de. Lições de philosophia elementar, racional e moral (sic). Pernambuco: Livraria Acadêmica, 1871. 564 p.
SOUZA, José Soriano de. Lições de philosophia elementar, racional e moral (sic). BDJur, Brasília, DF, 7 abr. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/20528>.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/20528
Aparece nas coleções: