TítuloEstudos de filosofia do direito
Autor(es)Filgueiras, Leovigildo Ipiranga de Amorim
Data de publicação1904
ResumoDissertações redigidas de acordo com o programa de ensino da primeira cadeira do primeiro ano da Faculdade de Direito da Bahia. Trata da filosofia em geral, da distinção entre a ciência e a filosofia, e da classificação das ciências, especialmente as sociais. Discorre sobre a sociedade, o direito e suas teorias, as leis da natureza e a ciência do direito. Analisa o homem na natureza e na sociedade, as relações jurídicas e os direitos teóricos e positivos.
NotasBacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, lente catedrático do Gymnasio da Bahia, advogado e deputado do Congresso Nacional, o baiano Leovigildo Filgueiras foi um dos constituintes da 1ª constituição brasileira e tem seu nome perpetuado numa das ruas de Salvador. Além das atividades descritas, também foi poeta e orador. Nasceu em 1856 e faleceu em 1910.
AssuntosFilosofia
Filosofia do direito
Ciência
Homem
Sociedade (ciências sociais)
EditoraOfficina Polytechnegraphica
FonteFILGUEIRAS, Leovigildo Ipiranga de Amorim. Estudos de filosofia do direito. BDJur, Brasília, DF, 14 abr. 2009. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//jspui/handle/2011/20577>.
FILGUEIRAS, Leovigildo Ipiranga de Amorim. Estudos de filosofia do direito. Rio de Janeiro: Officina Polytechnegraphica, 1904. 340 p.
TipoLivro
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/20577
Aparece nas coleções: