O instituto da intervenção na Constituição de 1988: o exercício da intervenção estadual em virtude do descumprimento do dever de prestar contas
Situação
Carregando...
Data de publicação
Autoria
Unidade Responsável
Link do item
https://bdjur.stj.jus.br/handle/2011/16740
Situação
Editora
Fonte
NEIVA, Marta Maria Albuquerque. O instituto da intervenção na constituição de 1988: o exercício da intervenção estadual em virtude do descumprimento do dever de prestar contas. 2007. 18 f. Artigo científico (Especialização em Direito Público) - Centro de Estudos Jurídicos Projeção / Fórtium. Brasília, 2007.
Publicado também
Resumo
Formulação dos caminhos para a compreensão do instituto da intervenção na Constituição Federal brasileira enquanto mecanismo utilizado para coibir a inércia do administrador no dever republicano de prestar contas. Demonstra-se que “prestar contas” não é uma faculdade e, sim, um dever do gestor público para com a sociedade brasileira conquanto é elemento garantidor da ordem democrática de direito através da análise dos tipos de prestação de contas que ensejam o exercício da intervenção estadual pelo descumprimento desse dever público.
Notas
Artigo científico apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil do Centro de Estudos Jurídicos Projeção / Fórtium.