O Ministério Público e a defesa coletiva dos interesses do consumidor
Situação
Carregando...
Data de publicação
Unidade Responsável
Coleção
Link do item
https://bdjur.stj.jus.br/handle/2011/23461
Situação
Editora
Fonte
CINTRA , Luis Daniel Pereira; ZANELLATO, Marco Antonio.O Ministério Público e a defesa coletiva dos interesses do consumidor. Justitia, São Paulo, v. 54, n. 160, p. 236-243, out./dez. 1992. Disponível em: <http://dspace.stj.jus.br//dspace/handle/2011/23461>. Acesso em: 7 ago. 2009.
Publicado também
Resumo
Tece uma breve análise histórico-legislativa acerca da atuação judicial do Ministério Público na defesa dos interesses e direitos do consumidor. Estuda o termo interesse e explicita o interesse público conceituado pela doutrina. Posteriormente, trata dos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, à luz dos conceitos que lhes foram dados pela Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990, que instituiu o denominado Código de Defesa do Consumidor. Por fim, investiga a atuaçao do Ministério Público na defesa coletiva dos consumidores.