Lista por Assunto


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-18 de 18




Sacco, Ricardo Ferreira (2007)
Faz um estudo da abordagem constitucional análoga ao Ministério público brasileiro nas constituições de Portugal, França, Itália, Argentina e Estados Unidos da América, com ênfase na do Estado de Massachusetts, em que este estudo engloba uma entrevista sobre o funcionamento do órgão análogo ao Ministério Público naquele Estado da Federação norte-americana.
Artigo de revista

Bilancia, Francesco (12-2006)
Faz reflexão acerca das relações entre ética e direito, e entre a linguagem jurídica e social. Discute a percepção do valor das normas jurídicas, transformando o significado ético do direito em instrumento para regulamentação da interação social, buscando contribuir para a construção de um senso comum ético. Discorre sobre o valor do papel da realidade jurídica, conscientemente tomada como um paradigma para a ética constitucional.
Artigo

Celotto, Alfonso; Conte, Emanuele (12-2007)
Versa sobre a origem do direito romano e a sua evolução ao longo do tempo.
Artigo



Giussani, Andrea (2014)
Artigo de revista

Pisani, Andrea Proto (2015)
Trata do princípio da efetividade no âmbito dos processos cautelares, de cognição e de execução.
Artigo de revista

Chiarloni, Sergio (2014)
Artigo

Gioia, Gina (2012)
Artigo


Caretti, Paolo (12-2006)
Estudo comparado sobre o tratamento dado ao conflito de interesses no direito da Itália e dos Estados Unidos. Aborda a relação entre ética e constituição, analisando o perfil da regras que regem a Constituição democrática da Itália. Tece comentários, em referência à experiência italiana, acerca da questão de conflito de interesses, tratada na Lei nº 215, de 20 de junho de 2004, e menciona a existência de lacunas e limitações na lei citada.
Artigo


Torre, Alessandro (06-2007)
Apresenta reflexão sobre o juramento constitucional do Presidente do Conselho de Ministros perante o Presidente da República, previsto no art. 93 da Constituição italiana, que representa o compromisso solene frente à comunidade nacional com base no fundamento ético da função do governo em dar voz à aliança básica entre governante e governado. Debate a natureza do juramento constitucional desde o Estatuto Albertino até a Constituição Republicana. Busca investigar os elementos que se combinam para dar uma moderna consistência ética ao juramento constitucional e identifica as razões pelas quais, ante a quebra do pactum unionis por parte de um Poder Executivo (antidemocrático) infiel ao próprio juramento, há legitimação para o povo desacatar o poder constituído e praticar a desobediência civil como medida extrema para salvar a democracia.
Artigo

Giussani, Andrea (04-2013)
Artigo


Resultados 1-18 de 18