A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de
Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área
jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e
Repositório Institucional.
O presente trabalho teve por objetivo identificar o grau de satisfação na percepção dos servidores do Superior Tribunal de Justiça. O referencial teórico discute os conceitos e teorias relacionados a Satisfação no Trabalho. A pesquisa contou com a participação de 71 servidores distribuídos nas grandes áreas do tribunal. Em relação aos resultados obtidos, o maior grau de satisfação foi em relação à chefia e o menor grau foi em relação às promoções.
Trata-se de um trabalho de pesquisa que teve por objetivo verificar se os servidores da área de segurança do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estão satisfeitos com o seu trabalho. A pesquisa envolveu todos os servidores distribuídos na Secretaria de Segurança e demais colaboradores. Os resultados encontrados na pesquisa reforçaram os relatos da literatura que dizem ser a satisfação no trabalho um fenômeno multidimensional, e que os níveis de satisfação do trabalhador podem variar em função dos diferentes aspectos do contexto organizacional. No caso do STJ, os servidores demonstraram ter um bom nível de satisfação com a maioria dos fatores avaliados. Apenas o fator “promoções” recebeu uma média mais baixa, sinalizando que a Instituição pode investir mais nesse quesito da política de pessoal.
Analisa a satisfação e a manutenção da motivação dos
colaboradores do Superior Tribunal de Justiça e a satisfação do cliente externo do
poder judiciário no Distrito Federal. A análise desenvolveu-se a partir do estudo sobre motivação; contextualização do que é qualidade no serviço público, baseando na evolução dos modelos de administração; e a satisfação do cliente externo na
iniciativa pública e privada. Ressalta que a análise
dos resultados mostra que o Superior Tribunal de Justiça contribui para a satisfação e manutenção da motivação dos servidores, ainda que ajustes sejam requeridos. A análise dos resultados mostrou uma imagem satisfatória do referido poder, mas com algumas ressalvas, principalmente no quesito rapidez e linguagem jurídica.
Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) (2019)
Relatórios da Pesquisa de Clima Organizacional e Satisfação, apresentado ao Comitê Gestor do Clima Organizacional no STJ, instituído nos termos da Portaria STJ/GP n. 11 de 16 de janeiro de
2017.
Aborda o tema Qualidade de Vida no Trabalho, que está diretamente relacionado ao grau de satisfação dos funcionários com suas atividades e com sua organização. Avalia as dificuldades e obstáculos enfrentados para a adequada implementação dos programas de qualidade de vida no trabalho. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica. Será abordado à organização, a motivação como fator essencial para o alcance da qualidade de vida no trabalho apresentando suas conceituações bem como os obstáculos e desafios para a implementação dos programas e a importância do capital humano. A conclusão mostra que ainda há muito a fazer para transformarmos o ambiente de trabalho num local melhor para o nosso desenvolvimento e evolução.