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Direito, Carlos Alberto Menezes (1978)
Descreve, historicamente, a caracterização do estudante brasileiro, que é o de opor-se às gerações anteriores, explicando o que isso significa e o que alimenta esta oposição. Cita o Decreto-Lei 477 como ineficaz por não ter disciplinado a atividade estudantil. Enfatiza que a formação do equilíbrio essencial na vida do adolescente é o balanceamento entre a disciplina familiar e a disciplina social. Assinala, por fim, que é chegado o momento de abrir as portas para as lideranças e a melhor forma é a universidade.
Outros


Guimarães, Vasco Branco (11-2011)
Analisa os principais princípios e conceitos norteadores do direito tributário, assim como sua estrutura básica e o seu processo de ensino e aprendizagem. Destaca como o estudo do direito fiscal é importante e primordial nos cursos de Ciências Sociais por fornecer conceitos e compreensão da realidade jurídica, indispensáveis aos alunos do ensino superior.
Artigo

Campos, Maria Paula Medicis Maranhão de Queiroz (12-2002)
Analisa o direito à matrícula universitária de servidores estudantes redistribuídos de ofício à luz do regime de servidores públicos federais, civis ou militares.
Artigo

Prates, Laura Spyer (01-2011)
Analisa mandado de segurança preventivo, com pedido de liminar, que visava a impedir a suspensão do pagamento de pensão por morte percebida por pensionista que completaria 21 (vinte e um) anos de idade.
Artigo


Carvalho, Rosa Maria de Abreu; Loureiro, Josiane Cury Nasser; Vaz, Heloise Simone Nogueira (2007)
O Projeto Bib Inclusão permite aos alunos de baixa renda do curso de Direito da UnB o acesso à biblioteca do Superior Tribunal de Justiça – STJ. Um panorama da educação superior no Brasil foi traçado enfocando, principalmente, as dificuldades que cercam o acesso e à permanência nas universidades públicas, bem como o combate à desigualdade social por meio da criação de políticas de inclusão patrocinadas pelo Governo Federal, organizações do terceiro setor e instituições educacionais públicas e privadas. Discorreu-se sobre a responsabilidade social das universidades, mostrando os programas de desenvolvimento social mantidos pela UnB, tais como: o Programa de Avaliação Seriado, o Fórum Permanente de Professores, o Sistema de Cotas para Negros e a parceria da UnB com o STJ, o que proporcionou a criação do Projeto Bib Inclusão. O engajamento da UnB no combate à desigualdade social, também foi abordado, visando facilitar o acesso e à permanência de estudantes de baixa renda no ensino superior. Concluiu-se pela relevância do Projeto como meio de promover a inclusão social e facilitar o acesso ao conhecimento. O método adotado neste trabalho foi o dedutivo, e, na elaboração do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica.
TCC/Especialização

Fagundes, Lucas Machado (07-2009)
Descreve a assessoria jurídica popular universitária como forma de minimizar a ausência de assistência jurídica às classes menos favorecidas.
Artigo

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