A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de
Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área
jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e
Repositório Institucional.
Analisa as reformas do processo civil realizadas na Itália no curso do ano de 2015, particularmente aquelas concernentes à fase de debate. Em particular, examina-se a atribuição ao juiz do poder de proceder à modificação do rito, ordenando a passagem do rito ordinário ao rito sumário.
Investiga as implicações entre a ética jurídica e as reformas do processo civil. A tese básica desenvolvida é que uma reforma incisiva do processo civil não pode ser realizada sem uma adaptação contextual da legislação deontológica. Acredita que só assim, será possível demonstrar a mudança do quadro de valores de referência e a necessidade de implementar comportamentos eticamente orientados para possibilitar uma maior eficácia da justiça civil.
Aborda a relação entre as novas tecnologias e as formas de apuração dos fatos no processo. Questiona a validade persistente dos princípios processuais tradicionais e se estes ainda justificam a inutilização no processo da enorme quantidade de dados e informações acessíveis on-line.
Aborda as semelhanças singulares entre dois dos movimentos reformistas mais importantes do processo civil italiano, com métodos recorrentes de abordagem que agora parecem constituir uma característica constante das intervenções legislativas na justiça civil.