Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-7 de 7

Mata Barranco, Norberto J. de la (2019)
Aborda a controvérsia na legislação espanhola acerca da liberdade da sexualidade pessoal. Afirma que o legislador espanhol parece não ser muito claro a este respeito, uma vez que ao longo dos artigos do atual Código Penal se utilizam diferentes idades, aparentemente sem muitos critérios, ou pelo menos sem critérios claramente explicitados.
Artigo de revista

Mata Barranco, Norberto J. de la (2021)
Aborda o tráfico de pessoas e o contrabando de imigrantes, afirmando que são fenômenos diferentes, embora muitas vezes relacionados. Esclarece que o Direito Penal espanhol, seguindo o mandato do legislador europeu, os disntingue claramente, embora continue a vincular o conceito de tráfico à ideia de exploração.
Artigo de revista

Mata Barranco, Norberto J. de la (2016)
Analisa o conceito de corrupção política a partir do ponto de vista jurídico-penal.
Artigo de revista

Mata Barranco, Norberto J. de la (2017)
Analisa a cláusula do Art. 183 ter 1 do Código Penal espanhol, que trata do contato tecnológico com menores com intuitos sexuais. Defende o direito da criança de não sofrer interferência no processo de formação sexual.
Artigo de revista

Mata Barranco, Norberto J. de la; Gómez-Aller, Jacobo Dopico; Lascuraín Sánches, Juan Antonio; Nieto Martín, Adán (2018)
Sumário de livro

Mata Barranco, Norberto J. de la (2000)
Trata de competência da União Europeia para disciplinar seus estados-membros com relação à poluição do meio ambiente, considerando que os países que compõem o bloco econômico possuem bens jurídicos comunitários cuja proteção é necessária. Aborda temas como a influência do direito comunitário no direito penal, a natureza administrativa das sanções previstas em direito comunitário para a tutela de interesses próprios ou compartilhados e a incidência direta da norma comunitária na legislação de estados-membros.
Artigo

Mata Barranco, Norberto J. de la (2023)
Trata da questão da proteção da família como instituição, que requer reflexão diante da inevitável evolução da sociedade. Destaca a figura do menor, que, por sua vulnerabilidade, deve ser o principal objeto de atenção de um conjunto de crimes que necessitam de uma reformulação legal.
Artigo de revista

Resultados 1-7 de 7