Lista por Autor


Ir para: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

ou entre com as primeiras letras:  
Resultados 1-8 de 8


Violin, Tarso Cabral (2007)
Uma análise crítica do ideário do "terceiro setor", no contexto do neoliberalismo e gerencialismo, e aprofunda o tema das parcerias entre a Administração Pública e as entidades da sociedade civil sem fins lucrativos; criticando as ONGs, que de contestadoras passaram, em sua maioria, a serem "parceiras" do Estado, como substitutas dele; informando os questionamentos que existem quanto ao próprio termo "terceiro setor"; defendendo a sociedade civil organizada, mas não como auto-responsável pelas questões sociais. Baseando-se em autores como Antonio Gramsci, Carlos Nelson Coutinho, Carlos Montano, Celso António Bandeira de Mello, Romeu Felipe Bacellar Filho, Boaventura de Souza Santos, entre outros, o autor estuda o Estado, a sociedade civil, os serviços sociais, o princípio da subsidiariedade, a Administração Pública (patrimonialismo, burocracia e gerencialismo), o Estado ampliado gramsciano, os movimentos sociais e, por fim, esmiúça temas jurídicos como as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos (associações, fundações, etc), entidades paraestatais, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público - OSCIPs, parcerias com o "terceiro setor" (contratos administrativos, convênios, contratos de gestão e termos de parceria) e a relação entre as licitações e o "terceiro setor".
Sumário de livro

Violin, Tarso Cabral (2007)
Examina a responsabilidade do Estado na execução direta de atividades sociais e o repasse dessas responsabilidades principalmente para entidades do chamado terceiro setor. Discorre sobre vários dispositivos constitucionais relacionados à atuação direta do Estado na ordem social.
Artigo de revista

Violin, Tarso Cabral (12-2005)
Analisa questões como o princípio da subsidiariedade, o terceiro setor, o papel da sociedade civil e, principalmente, os convênios administrativos firmados com as entidades do terceiro setor.
Artigo

Violin, Tarso Cabral (12-2006)
Estuda o Estado, a administração pública e o chamado terceiro setor. Esclarece algumas questões sobre as parcerias que as entidades deste firmam com a administração pública.
Artigo

Violin, Tarso Cabral; Moreira, Parcelli Dionizio; Andrade Junior, Ailton José de (2020)
Artigo de revista


Violin, Tarso Cabral (10-2007)
Analisa a administração pública brasileira, do patrimonialismo, passando pelo modelo burocrático, até a tentativa de implementação do gerencialismo- neoliberal no final do século XX.
Artigo

Resultados 1-8 de 8