TítuloA comunicação e suas contribuições para a formulação de políticas públicas de saúde: análise do Sistema Nacional de Informações em Gestão do Trabalho do SUS (InforSUS)
Autor(es)Ansani, Mariana Esteva Bandeira
Data de publicação2014
ResumoAnalisa o processo de comunicação entre as esferas de poder no âmbito do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (ProgeSUS) e sua relação com a formulação de políticas públicas para a saúde no Brasil. Foram utilizados métodos de pesquisa baseados em consultas bibliográficas e documentais, a fim de apresentar fundamentação teórica e conhecimento mais específico da área de gestão de pessoas na saúde. Constata que, a comunicação exerce papel fundamental para o processo de proposição e desenvolvimento de políticas públicas, neste caso, o eficaz gerenciamento e troca de informações entre os estados, os municípios e o Ministério da Saúde propiciam conhecimento sobre as necessidades de determinada localidade e, consequentemente, melhor gestão e ações mais adaptadas, contribuindo para o sistema de saúde como um todo. Todavia, também se observou a pouca e inadequada utilização dos sistemas de informação por parte dos gestores municipais e estaduais, comprometendo um dos componentes do programa (Componente IV), já que são os próprios gestores que fazem a inserção dos dados nos sistemas.
NotasEste trabalho acadêmico faz parte do Programa de Concessão de Bolsas de Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu no Superior Tribunal de Justiça.
AssuntosComunicação empresarial
Políticas públicas
Sistema de informação
Saúde
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttps://bdjur.stj.jus.br/jspui/handle/2011/117334