Banco de Saberes da Educação Corporativa - BEDUC - Lista por Data de depósito


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Nobre, Frederico (07-11-2018)
Trata-se de slides/material didático utilizado na ação educacional Design Thinking na Prática, realizado para a Ecorp, AMG, SJD, SGP e SCO, com o fim de apresentar aos participantes os conceitos de Design Thinking bem como os métodos e ferramentas práticas que podem ser utilizadas no âmbito deste Tribunal, para permitir o desenvolvimento de estratégias e ações inovadoras no enfrentamento dos desafios das suas respectivas unidades. A ação abordou Design e Design Thinking, Valores do Design, Confiança Criativa, Duplo Diamante, História do Design, Matriz CSD, Mapa de Empatia, Mapa de Atores e Valores, Triangulação de Pesquisa, Jornada do Cliente, Processo de Ideação, Criatividade, Prototipagem, Processo de Feedback e World Café e Open Space.

Superior Tribunal de Justiça (STJ) (08-11-2018)
Documento que consolida os MAPs (mapeamento de atribuição por produtos) das unidades e dos gestores do Superior Tribunal de Justiça, nos quais são apresentados quadros com os detalhamentos de cada unidade do Tribunal. Os maps mostram um cruzamento entre as atividades desempenhadas em cada uma das unidades do STJ e as competências necessárias para desenvolvê-las.

(13-11-2018)
Trata-se de ação corporativa cujo o objetivo foi estimular e reforçar a prática da "ética", enquanto valor institucional, bem como para lançar oficialmente a Escola Corporativa do Superior Tribunal de Justiça.

Castro, Wilmar Barros de; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (09-2018)
Trata-se de slides utilizados na ação educacional "Gestão de Riscos em Aquisições e Contratos", realizado para capacitar os servidores da Casa a implementar práticas da gestão de riscos nas aquisições feitas pelo STJ. A ação abordou: 1) Conceitos e fundamentos da gestão de riscos; Frameworks utilizados; Processo de gestão de riscos; Identificação de riscos; Análise e avaliação de riscos; Tratamento de riscos; Monitoramento; Comunicação; Instrução Normativa STJ/GP n. 17 de 17 de dezembro de 2015 (Política de Gestão de Riscos); Resolução n. 19/2016 (Governança Institucional); Planejamento das Contratações e Aquisições do Tribunal (PCAq); Planejamento das Aquisições de Bens e Contratações do STJ. 2) Gerenciamento de riscos nas contratações de Tecnologia e Mão de Obra Residente; Processo de gestão de riscos; Identificação de riscos; Análise e avaliação de riscos; Tratamento de riscos; Monitoramento; Comunicação; Riscos e controles nas aquisições; Jurisprudência do Tribunal de Contas da União. 3) Gerenciamento de riscos nas contratações de Tecnologia e Mão de Obra Residente; Processo de gestão de riscos; Identificação de riscos; Análise e avaliação de riscos; Tratamento de riscos; Monitoramento; Comunicação; Riscos e controles nas aquisições.

Empower Consultoria e Assessoria em Relações Internacionais EIRELI-ME; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (08-2018)
Trata-se de material didático utilizado na ação educacional Gerenciamento de Crises na Comunicação, realizado com o fim de capacitar os servidores da Secretaria de Comunicação Social (SCO) a atuar perante situações de crise que afetam diretamente esta Corte, identificando a natureza da crise e elaborando mensagens capazes de influenciar as percepções dos públicos de interesse e minimizar os danos à reputação e imagem do STJ, durante e após crise. A ação abordou: 1. Risco, crise e gestão: abordagem teórico-conceitual; 2. Crise político-institucional: o Brasil e a sociedade atual; 3. Planejamento estratégico; 4. Gestão: preparação prévia e reputação como pontos de partida; 5. A abordagem multidisciplinar: o comitê gestor e os planos de contingência; 6. Identificação de vulnerabilidade e prevenção de crises; 7. Gerenciamento: identificando e entendendo crise; 7.1 Fake News, mídias sociais e novos desafios da comunicação com os stakeholders; 8. Influenciando a opinião pública: cuidados com os stakeholders; 8.1 Olhando para dentro: cuidando da repercussão interna da crise; 8.2 Cuidados especiais com crises no âmbito interno; 9 O papel crucial do porta-voz: uma voz, uma mensagem; 10. Juntando tudo: mensagem, percepção pública e gestão da reputação; 11. Administrando expectativas: os limites da comunicação de crise; e 12. Cuidado pós-crise e preparação ininterrupta: rescaldo e avaliação de desempenho.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria Judiciária (SJD); Secretaria de Comunicação Social (SCO) (26-09-2018)
Reportagem em vídeo realizada pela Secretaria de Comunicação do Superior Tribunal de Justiça sobre a cerimônia em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, realizada em 26 de setembro de 2018, na Secretaria Judiciária do STJ. O evento contou com a participação dos colaboradores surdos que trabalham no projeto de digitalização de processos, do Secretário Judiciário Antônio Augusto Gentil Santos de Souza e da Ministra Vice-Presidente do Tribunal Maria Thereza de Assis Moura.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria Judiciária (SJD); Secretaria de Comunicação Social (SCO) (26-09-2018)
Vídeo institucional lançado em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos do ano de 2018. O vídeo apresenta o projeto desenvolvido por colaboradores surdos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que teve início com a digitalização de processos para implementação do processo eletrônico no tribunal e, atualmente, inclui outras atividades como o resumo indicativo e a sua captura. O vídeo aborda os impactos do projeto na vida dos participantes e sua importância para o Tribunal.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), Secretaria de Jurisprudência (SJR) (07-11-2018)
Ao ingressar na Secretaria de Jurisprudência, cada servidor passa pela etapa de ambientação interna, que consiste em uma explanação geral sobre as atividades e os produtos da SJR.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), Secretaria de Jurisprudência (SJR) (07-11-2018)
O curso de pesquisa de jurisprudência é oferecido pela Secretaria de Jurisprudência nas modalidades presencial e EaD. O público alvo inclui assessores de Gabinetes, servidores das Secretarias Judiciária e de Órgãos Julgadores, NARER, entre outros interessados. A finalidade dessa ação é aperfeiçoar a utilização da base de jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, otimizando a realização de pesquisas de entendimentos jurisprudenciais.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), Secretaria de Jurisprudência (SJR) (07-11-2018)
Em razão da expertise construída ao longo dos anos, diversos órgãos públicos de todo o Brasil buscam a SJR com o intuto de compartilhar técnicas, ferramentas e conhecimentos sobre o monitoramento de jurisprudência. Para atender a essa demanda crescente, a Secretaria organiza semestralmente uma Visita Técnica, na qual os chefes de cada seção da SJR apresentam aos representantes de órgãos dos três poderes a metodologia utilizada e os produtos e serviços desenvolvidos.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ), Secretaria de Jurisprudência (SJR) (07-11-2018)
O SJR na mídia é um boletim diário que divulga aos colaboradores da Secretaria de Jurisprudência todas as notícias sobre produtos, ações, trabalhos e eventos da SJR publicados no site do STJ, na intranet e nas mídias sociais do Tribunal.

Borges, Elaine Nóbrega; Souza, Júlio César de Andrade; Silva, Luiz de Jesus Ferreira da; Scartezini, Ketlin Feitosa de Alburquerque L; Poncioni, Waldelice Aparecida de Olveira; Nogueira, Jeanne Silva; Freitas, Pablo Fernando Pessôa de; Camargo, Verônica Shielke Lemos; Carvalho, Rodrigo Almeida De; Souza, Dalila Tais Miguel De; Cruvinel, Marcelo Pereira; Filho, Edmilson Lima Moura; Alvarenga, Inaê Cerqueira (05-11-2018)
Trata-se de slides da ação '' Ambientação Novos Servidores'', que tem por objetivo inserir os servidores recém admitidos no Tribunal, proporcionando uma visão ampla da Instituição, fortalecendo o entendimento da missão, da visão e dos objetivos estratégicos, bem como na prática dos valores organizacionais. Além disso, informa aos novos servidores as principais políticas e normas do STJ.

Marques, Ricardo da Costa (03-10-2018)
Trata-se de apostila cujo o objetivo geral da ação é sensibilizar gestores e servidores para a necessidade de criação de uma cultura do feedback e ajudá-los a fornecer feedbacks de forma individual e discreta, conciliando o desenvolvimento e realização pessoal e profissional dos indivíduos.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Jurisprudência (SJR) (30-10-2018)
Este manual visa orientar os procedimentos que devem ser observados nas atividades da STEMA. A Seção de Jurisprudência Temática (STEMA) possibilita o acesso dos usuários, interno e externo, à Jurisprudência do STJ, sem que seja necessário conhecimento aprofundado das técnicas de pesquisa. Para cumprir sua missão, a seção desenvolve e disponibiliza, na intranet e na internet, o produto Pesquisa Pronta e presta o serviço de Pesquisa Interna. Também realiza revisões periódicas das pesquisas prontas já disponibilizadas.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Jurisprudência (SJR) (30-10-2018)
Este manual visa orientar os procedimentos que devem ser observados nas atividades desenvolvidas pela STESE. A Seção de Jurisprudência em Teses – STESE tem como objetivo auxiliar o STJ a empreender sua importante missão de uniformização da interpretação da legislação federal infraconstitucional. Cumpre à STESE divulgar os diversos posicionamentos existentes no STJ sobre temas relevantes, por meio do periódico Jurisprudência em Teses, que apresenta a jurisprudência do STJ acerca de determinadas matérias no formato de teses abstratas. O conteúdo é disponibilizado quinzenalmente tanto na intranet quanto na internet.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Jurisprudência (SJR) (30-10-2018)
Este manual visa orientar os procedimentos que devem ser observados nas atividades da SEJAP, a qual compete a elaboração de três produtos que objetivam facilitar o acesso às decisões do STJ: Legislação Aplicada, Repetitivos Organizados por Assunto e Súmulas Anotadas. O produto Legislação Aplicada facilita aos usuários a pesquisa dos acórdãos e súmulas relacionados à legislação infraconstitucional. O produto Repetitivos Organizados por Assunto, por sua vez, facilita a consulta aos acórdãos julgados pelo rito dos arts. 1036 a 1040 do CPC, organizando-os por ramos do Direito, assuntos e temas específicos. O produto Súmulas Anotadas, por fim, apresenta as teses em que se aplicam os verbetes sumulares a partir dos excertos dos precedentes que deram origem aos enunciados da súmula, bem como facilita a pesquisa da jurisprudência do Tribunal relacionada aos assuntos sumulados.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Jurisprudência (SJR) (30-10-2018)
A finalidade deste manual é apresentar a SIJUR, bem como clarificar sua rotina de trabalho, desde o momento em que o acórdão é selecionado para tratamento até a sua disponibilização aos Srs. Ministros e divulgação na mídia (internet e intranet). As informações selecionadas para divulgação no periódico são extraídas a partir da análise dos mais recentes acórdãos incluídos na Base de Jurisprudência do STJ, priorizando-se aquelas que caracterizem inovação no âmbito jurídico, os enunciados de Súmulas, as decisões colegiadas de afetação e desafetação, bem como os recursos julgados pelos procedimentos dos arts. 947, 982, § 3º, e 1.036 a 1.041 do CPC, que regulam, respectivamente, o incidente de assunção de competência, as decisões de suspensão em incidentes de resolução de demandas repetitivas e os recursos especiais repetitivos.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Jurisprudência (SJR) (30-07-2018)
Este manual visa orientar os procedimentos que devem ser observados na atividade de análise dos acórdãos desenvolvida pela STRAT, contendo informações sobre os raciocínios estabelecidos no tratamento temático da informação. O tratamento temático da informação consiste na leitura e análise do inteiro teor dos acórdãos para reconhecimento da informação como tese e a representação do seu conteúdo na base de jurisprudência do STJ.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Secretaria de Jurisprudência (SJR) (29-10-2018)
O Café Temático é um grupo de estudos, composto pelos gestores da Secretaria de Jurisprudência - SJR, cujo objetivo é discutir e homogeneizar o conhecimento acerca de assuntos relacionados à gestão das unidades, bem como promover a reflexão sobre perspectivas futuras. Os temas são escolhidos conforme as necessidades apontadas pelos próprios gestores e proporciona o alinhamento da gestão de todas as unidades da Secretaria com o Planejamento Estratégico do STJ.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ). Secretaria de Jurisprudência (SJR) (30-07-2018)
Este manual visa orientar os procedimentos que devem ser observados nas atividades desenvolvidas pela SCONF, contendo informações sobre o monitoramento da base de todas as etapas do fluxo de tratamento da informação nos campos do Espelho do Acórdão, a fim de evitar desconformidades e manter a qualidade das informações disponibilizadas na base de jurisprudência do STJ. O manual dispõe também sobre as demais atribuições da Seção referentes à manutenção da base de dados e do Tesauro Jurídico, além dos estudos necessários para contemplar as inovações próprias à natureza da atividade desenvolvida na CCAJ.

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