Banco de Saberes da Educação Corporativa - BEDUC - Lista por Data de depósito


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Freitas, Pablo Fernando Pessôa de; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Escola Corporativa do STJ (ECORP) (10-2019)
Programa de Instrutoria Interna do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que promove: oportunidade de crescimento, reconhecimento, desafio para a carreira, valorização e recomposição remuneratória para o servidor do STJ. Além disso, estimula a disseminação de conhecimentos apropriados e desenvolvidos no STJ. Trabalho apresentado no X Congresso de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública (X CONGEP) por Pablo Fernando Pessôa de Freitas. Brasília, outubro de 2019.

Encontro Nacional Sobre Precedentes Qualificados​ (2. : Brasília : 2020) (17-06-2020)
O evento teve como objetivo ampliar a integração entre o STJ e os Tribunais Regionais Federais e Tribunais de Justiça com a apreciação de questões sobre os precedentes qualificados pelos Ministros da Comissão Gestora de Precedentes do STJ, contribuindo para o fortalecimento da sistemática dos casos repetitivos e do incidente de assunção de competência.

Secretaria Judiciária; Seção de Atendimento Judicial e Apoio aos Advogados; Coordenadoria de Atendimento e Protocolo Judicial (12-03-2020)
A Central do Processo Eletrônico (CPE) é uma plataforma on-line, disponível no site do STJ, que significou uma profunda transformação na forma de peticionar. Contudo, a CPE vai além e permite que advogados, tribunais, Ministério Público, entes públicos e partes visualizem e monitorem processos. Tudo isso num ambiente virtual amigável e que possibilita a gestão do próprio acervo, de acordo com as preferências de cada usuário. Este guia possui dicas rápidas e úteis para uso do sistema.

Freitas, Pablo Fernando Pessoa de (02-10-2019)
Apresentação do curso Gestão de Mudanças.

Freitas, Pablo Fernando Pessoa de (27-09-2019)
Trata-se sobre slides do Na trilha da Gestão do Conhecimento o presente conteúdo visa gerenciar o conhecimento produzido na unidade, estimulando tanto o registro de informações importantes por meio de relatórios, repositórios, manuais, tutoriais, diretórios, arquivos, entre outros, quanto o compartilhamento de boas práticas.

Freitas, Pablo Fernando Pessoa de (27-08-2019)
Trata-se de slides da ação "Na Trilha da Gestão" cujo o objetivo geral é desenvolver competências gerenciais técnicas e comportamentais para que o Tribunal disponha de servidores capacitados previamente à designação formal para a atuação como gestor.

Freitas, Pablo Fernando Pessoa de (27-08-2019)
Trata-se de slides da ação "Na Trilha da Gestão" cujo o objetivo geral é desenvolver competências gerenciais técnicas e comportamentais para que o Tribunal disponha de servidores capacitados previamente à designação formal para a atuação como gestor.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Marques, Ricardo da Costa; Escola Corporativa do STJ (ECORP); Seção de Aprimoramento de Competências Gerenciais (SAGER) (10-09-2019)
Apresentação do curso Oratória e Apresentação de Ideias que trata sobre os seguintes tópicos: Comunicação Verbal, Paraverbal, Linguagem Corporal, Influência.

Brasil; Superior Tribunal de Justiça; Escola Corporativa do STJ; Seção de Aprimoramento Jurídico; Betsy West; Julie Cohen (13-05-2019)
O CineJur é uma ação que a cada edição trata de algum tema relevante para o Tribunal e para a sociedade através de uma obra cinematográfica. Inicialmente, o filme é exibido e logo após acontece um debate com especialistas sobre assunto. Nessa edição do CineJur abordou a participação feminina no judiciário a partir da discussão do filme A Juíza. Essa obra explora a jornada de superação e resiliência da juíza da Suprema Corte Americana Ruth Bader Ginsburg que construiu sua carreira buscando uma vida mais justa para todas e todos.

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Lima, Camilla Ferreira de; Mota, Joel de Castro; Escola Corporativa do STJ (ECORP); Seção de Soluções em EaD e Desenho Instrucional (SEADI) (06-2019)
Trata-se de uma dissertação que traz os resultados da experiência percebida pelos alunos após a realização do curso de Ambientação Interna do STJ, mais precisamente sobre os impactos gerados pela atividade “Expedição STJ” e a sua eficiência como método para proporcionar o melhor conhecimento do órgão. Tal atividade teve como proposta o uso do método de “gamificação”, que consiste na aplicação de elementos e recursos de jogos em contextos, geralmente, não relacionados a jogos. Além disso, frisa-se que essa prática foi premiada na categoria "Seleção, Ingresso e Lotação de Servidores" no evento organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ): II Encontro Nacional dos Gestores de Pessoas do Poder Judiciário.

Faria, Ana Cláudia Almeida Abreu; Lopes, Daniel De Godoy; Borges, Elaine Nóbrega; Moura, Luiz Otávio Borges De (02-2020)
Na grande maioria das empresas, o fracasso das suas estratégias ocorre por falha numa comunicação que engaje plenamente todas as partes interessadas. Assim, delinear e divulgar a estratégia da organização ao seu corpo funcional não basta, é imprescindível que ela seja compreendida, gerando comprometimento para o cumprimento da missão e o alcance da visão de futuro. Com esse foco, foi proposto, aprovado e incluído no portfólio estratégico do Superior Tribunal de Justiça (STJ) o projeto Alinhamento STJ 2020. A iniciativa tem como objetivo desdobrar o planejamento institucional para as suas diversas áreas, por meio de metodologia específica desenvolvida no próprio Tribunal, voltada à identificação de objetivos, indicadores e iniciativas setoriais, alinhados aos estratégicos, de forma que cada unidade possa visualizar mais claramente sua contribuição e atuar com foco nos resultados que a organização almeja alcançar. A prática trouxe importantes benefícios, como a concretização de uma cultura de gestão por resultados, o levantamento de dados objetivos e concretos sobre o desempenho das unidades alinhadas, facilitando a tomada de decisões administrativas tático-operacionais e a interação entre unidades em busca de soluções inovadoras para superar desafios identificados.

Silva, Sérgio Márcio Pereira da (03-02-2020)
Trata-se de apostila utilizada na ação educacional "Access básico aplicado ao SARH", realizada para servidores da CPAG e CPIF, com o fim de montar consultas personalizadas para geração de informações a partir do banco de dados do SARH. A ação abordou, entre outros assuntos, criação da tabela, definição dos campos, definição das propriedades dos campos, relacionamento entre tabelas e criação da consulta.

Andrade, Juliana dos Santos Damasceno (20-01-2020)
Esse livro discorre sobre os maiores problemas relacionados aos alimentos que, atualmente, não é a escassez, mas sim a deficiente distribuição de alimentos para a população mundial e os perigos para a saúde relacionados ao consumo de alimentos contaminados. O aumento das enfermidades transmitidas por alimentos evidenciaram as dificuldades dos sistemas de controle sanitário existentes nos países.

Silva, Maria de Lourdes da Costa e; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (13-01-2020)
O Banco de Saberes da Educação Corporativa - BEDUC é o repositório da Escola Corporativa do STJ que armazena conteúdos de ações educacionais promovidas pelo STJ, trabalhos acadêmicos dos servidores participantes do programa de pós-graduação do STJ, boas práticas adotadas pelas unidades do STJ e conteúdos educativos produzidos por ministros e servidores do Tribunal que estejam vinculados ao desenvolvimento de competências do STJ. O objetivo do banco é compartilhar esses conteúdos para que se tornem instrumentos de inspiração no aprimoramento pessoal e profissional dos servidores e cidadãos. O Banco de Saberes da Educação Corporativa do STJ recebeu, em 2019, o prêmio "Ser Humano" na categoria "Sustentabilidade", da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Distrito Federal - ABRH/DF.

Gerasimczuk, Livia Cattaruzzi (07-10-2019)
Trata-se da cobertura da Palestra "Criança, Consumo e Tecnologia", realizada para os servidores do STJ, servidores de órgãos parceiros via Termo de Cooperação e cidadãos interessados na temática abordada na palestra. A ação de educação corporativa teve por objetivo sensibilizar e informar operadores do direito e servidores do STJ para a necessidade de proteção especial de crianças e adolescentes no âmbito das tecnologias de informação e comunicação, de modo a prevenir riscos de seu uso e promover o acesso seguro, em atendimento à regra constitucional de absoluta prioridade.

PEREIRA, Wadson Sampaio (05-12-2019)
Trata-se de material didático utilizado no curso "Produtividade Highway: Produza, colabore e vá além com o uso de ferramentas digitais", cujas turmas foram ministradas entre junho e dezembro de 2019. O curso teve como objetivo criar estratégias baseadas em transformação digital que alavanquem as áreas de negócio a pensar os processos de trabalho de forma colaborativa e com maior produtividade.

Ávila, Cássia Vita de; Patrus, Ana Paula Martini (11-09-2019)
Trata-se de slides utilizados na ação educacional "Sistema Eletrônico de Informações - Curso Intermediário", com o fim de aplicar as funcionalidades intermediárias do SEI com o foco no aumento da produtividade na instrução de processos administrativos.

Ávila, Cássia Vita de; Ferreira, Thyairo dos Anjos (02-09-2019)
Trata-se de slides utilizados na ação educacional "Sistema Eletrônico de Informações - Curso Avançado", com o fim de aplicar as funcionalidades avançadas do SEI com o foco no aumento da produtividade na instrução de processos administrativos.

Dounis, Sumaya Cristina (11-11-2019)
Trata-se de slides utilizados na ação educacional Comunicação Não Violenta, realizado para servidores do STJ, com o fim de contribuir para o desenvolvimento de habilidades necessárias a uma comunicação mais assertiva e empática na vida profissional e pessoal. A ação abordou: Bases conceituais da comunicação não-violenta; Aprofundar a compreensão sobre a CNV e o que propõe; A árvore da vida da CNV; O recurso da auto empatia; Os componentes da CNV; As necessidades por trás das falas; Exercitando a comunicação empática; As quatro formas de reagir nos diálogos; A assertividade no diálogo; Empatia mais a fundo; Ouvir e dizer "não"; Investigar a raiva nas interações dialógicas..”

Souza, Simone Pinheiro Machado de (12-08-2019)
Trata-se de slides utilizados na ação educacional "Projeto Sempre é Tempo de Aprender - Módulo: Poder Pessoal", realizada para servidores internos e externos, com o fim de proporcionar reflexões quanto à dinâmica do psiquismo e estimular os participantes a superar os desafios do auto liderança. A ação abordou o Inconsciente coletivo e inconsciente pessoal; Arquétipos do desenvolvimento psicológico; e, Autoliderança.

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