Auditoria e Controle - Lista por Data de depósito


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Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Seção de Aprimoramento de Competências Administrativas (SACAD); Silva, Caetano A (10-05-2019)
Trata-se de slides utilizados na ação educacional Formação em Dados + Workshop DMM Model, realizado para os servidores da Coordenadoria de Auditoria de Tecnologia da Informação (CAUT) da Secretaria de Auditoria Interna (AUD), com o fim de capacitar esses servidores, a realizar auditoria de dados na área de Tecnologia da Informação do STJ. A ação abordou: • Introdução a Governança, MDM e Qualidade de Dados - DMBOK; • Conhecendo os processos da Gestão de Dados; • Governança de dados em Big Data; • Tipos de Curadores de dados; • Implementando a Curadoria de Dados; • Ferramentas Iniciais do Curador de dados; • Estabelecendo a Governança do MDM Corporativo; • Integração de Dados no MDM; • Gestão da Qualidade de Dados no MDM; • Aplicando a Qualidade de Dados; • Medindo resultados; • Papel da Governança de Dados na LGPD e • Workshop Avaliação da Maturidade DMM Model.
Slides

Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Seção de Aprimoramento de Competências Administrativas (SACAD); Angoti, Liane Vasconcelos de Araújo; Filho, Lúcio Carlos de Pinho (26-07-2019)
Trata-se de material didático utilizado na ação educacional "Modelo de Capacidade de Auditoria Interna - IA-CM", realizado para servidores da Secretaria de Auditoria Interna, com o fim de capacitar gestores de auditoria interna a adotarem as boas práticas requeridas pelo modelo IA-CM desenvolvendo as atividades e os processos essenciais para avançar em maturidade. A ação abordou os seguintes assuntos: - Histórico e Cenário 2006 - 2009 - 2017; - Definição; - Metodologia e Propósito; - Princípios; - Elemento 1 Serviços e Papel da AI; - Elemento 3 Práticas Profissionais; - Elemento 2 Gerenciamento de Pessoas; - Elemento 4 e Gerenciamento do Desempenho e Accountability; - Elemento 5 Cultura e Relacionamento Organizacional; - Elemento 6 Estruturas de Governança; - Diagnóstico, Plano de Ação, Monitoramento.
Slides

Silva, Caetano A. (06-05-2019)
Trata-se de material didático utilizado na ação educacional Formação em Dados (Governança de Dados, MDM e Qualidade de Dados com Workshop de Avaliação da Maturidade DMM Model), realizado para servidores da Coordenadoria de Auditoria de Tecnologia da Informação (CAUT) da Secretaria de Auditoria Interna (AUD), com o fim de capacitá-los a realizar auditoria de dados na área de Tecnologia da Informação do STJ. A ação abordou, entre outros assuntos, Introdução a Governança, MDM e Qualidade de Dados - DMBOK, Governança de dados em Big Data e Integração de Dados no MDM.
Apostila

Secretaria de Auditoria Interna (AUD); Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ); Moreira, Silvana de Castro Araújo (02-08-2018)
Texto descritivo sobre a prática "A Base de Conhecimento – Auditoria Interna (BCAud)". A Base de Conhecimento da Auditoria Interna do STJ, implantada no ambiente virtual da Biblioteca Digital Jurídica (BDJur), é uma coleção de documentos organizada pela Secretaria de Auditoria Interna, em parceria com a Biblioteca, com o objetivo de promover a gestão e a disseminação de informações que orientam a atuação da AUD e de áreas da gestão do Tribunal. Por intermédio dessa ferramenta, é possível disponibilizar, de forma sistematizada e centralizada, normas e jurisprudências, manuais, guias de boas práticas, cartilhas e orientações, entre outros conteúdos elaboradas ou utilizados pela AUD, para nortear as unidades do STJ na realização de suas tarefas.
Texto

Pereira, Wadson Sampaio; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (07-08-2017)
Trata-se de slides utilizados na ação educacional "Governança Institucional", realizado para os servidores da Secretaria de Auditoria Interna (AUD) , com o objetivo de apresentar aos auditores desta Corte os principais conceitos e abordagens utilizadas para a avaliação da Governança, abordando seus principais elementos, para que esses servidores possam utilizá-los na realidade do STJ. A ação abordou os seguintes temas: 1.Visão geral da Governança Corporativa; 2.Principais elementos da Governança Corporativa; 3.Lei Sarbanes-Oxley; 4.O tripé da governança pelo TCU e o contexto no Judiciário; 5.Especificidades da Governança Corporativa: Equidade, Transparência e Accountability (prestação de contas X responsabilização); 6.Relações práticas com a Resolução STJ/GP n. 19/2016, que estabelece o sistema de governança institucional do Superior Tribunal de Justiça; 7.Diretrizes e níveis de análise sobre Governança Corporativa segundo o TCU; 8. Relação prática entre a definição de uma efetiva governança corporativa e o estabelecimento de diretrizes; 9. Mecanismos de governança e seus componentes; 10.Utilização no âmbito do STJ dos mecanismos de liderança, estratégia e controle associadas às práticas de governança; 11.Práticas de Governança Corporativa.
Apresentação

Oliveira, Geovani Ferreira; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (26-06-2017)
Trata-se de slides/material didático utilizado na ação educacional "Avaliação de Controles Internos", realizado para servidores da Secretaria de Auditoria Interna (AUD), com o fim de propiciar aos servidores o conhecimento sobre os principais conceitos relacionados a controles internos, incluindo avaliação de controles internos em nível de atividade e entidade. A ação abordou: 1. Introdução; 2. Conceitos Básicos de Risco, Controles Internos e Auditoria Interna; 3 Diferenciação entre Controles Internos e Auditoria Interna; 4. Papéis e responsabilidades; 5. Classificações de Controles Internos; 6. O processo de Controles Interno e suas limitações; 7. Avaliação de Controles Internos; 8. Modelos de referências para Controle Interno; 9. Modelos de referência reconhecidos; 10. Elementos de um sistema de Controle Interno eficaz; 11. Avaliação de Controles Internos em nível de atividades; 12. Processos organizacionais; 13. Metodologia de avaliação; 14. Acompanhamento (follow-up); 15. Avaliação do Controle Interno em nível de entidade; 16. Visão geral do processo de avaliação; 17. Metodologia de avaliação; 18. Acompanhamento (follow-up).
Apresentação

Diocésio Sant´Anna; Brasil. Superior Tribunal de Justiça (STJ) (07-2017)
Slides apresentados durante curso : "Auditoria Interna Governamental - Teoria e Prática", que teve o objetivo de proporcionar aos participantes conhecimento teórico dos principais tipos e técnicas de auditoria, seus diversos tipos de papéis de trabalho, bem como os mecanismos de formação de equipes de auditoria. A ação visou fornecer conhecimento relacionado aos seguintes tópicos: principais técnicas de planejamento de auditoria; elaboração, na prática, de uma matriz de planejamento; conhecimento teórico e prático da execução de auditoria; principais requisitos para confecção do relatório de auditoria, elaboração de um relatório de auditoria com base no planejamento efetuado e na análise procedida na fase de execução da auditoria; teoria e prática da elaboração de plano de ação e monitoramento das recomendações efetuadas no relatório de auditoria.
Apresentação

Dias, Paullo Raphael Marinho (2017)
Aborda a disseminação dos contratos de terceirização no âmbito da Administração Pública que é uma realidade notável. Apesar de haver vários estudos direcionados aos gestores de contratos, verifica que há pouco material destinado a orientar a atuação da Auditoria Interna na fiscalização de tais contratações. Esta revisão bibliográfica se destina a iniciar o debate acerca do tema, trazendo à discussão o conceito de terceirização e de auditoria interna, bem como propondo algumas linhas de atuação para a Auditoria em relação aos citados contratos. Cabe registrar que a intenção do presente estudo não é esgotar o tema, mas, tão somente, dar início ao necessário debate quanto à importância da atuação da auditoria interna na fiscalização de contratos de terceirização.
TCC/Especialização

Couto, Vinícios José Mota (2016)
Estuda os procedimentos e etapas dos serviços de alterações de ambientes físicos demandados no âmbito da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura, do Superior Tribunal de Justiça. Seu objetivo foi, a partir da identificação dos procedimentos, das etapas, dos recursos materiais, tecnológicos e humanos envolvidos em todo o processo das atividades em estudo, identificar e definir critérios de apuração dos custos diretos e indiretos envolvidos no processo. A partir do estudo de caso tomando como referência serviços prestados pela área responsável, além de pesquisas bibliográficas e documentais foram coletados dados do Sistema informatizado de emissão de Ordem de Serviço, levantando-se as etapas desta atividade bem como verificando a importância da adoção de tal procedimento para a definição de prioridades em relação ao orçamento do Superior Tribunal de Justiça. O estudo mostra a importância de se criar mecanismos de apuração de custos das atividades desenvolvidas no âmbito da Superior Tribunal de Justiça, bem como âmbito do Poder Judiciário, de forma a medir o custo final da prestação jurisdicional, atividade fim do STJ e também como fornecedor de informações e dados que vão subsidiar as tomadas de decisões, o planejamento orçamentário, a otimização dos serviços, os desperdícios e retrabalhos e a criação de indicadores de desempenho para a gestão pública. Esta pesquisa, assim como outras existentes, mostra a importância da gestão de custos na Administração Pública como mecanismo de aprimoramento da gestão fiscal, da transparência das ações governamentais e do equilíbrio das contas públicas.
TCC/Especialização

Rodrigues, Emilia de Abreu Araújo (2016)
Aborda que devido à expansão dos mercados, ao crescimento e ao desenvolvimento da economia mundial, as organizações sentiram cada vez mais a necessidade de controle e fiscalização de suas operações. Nesse contexto surgiu a auditoria, como ferramenta de apoio aos agentes que outorgam ou compartilham a gestão de qualquer recurso no âmbito de seus negócios. No setor público não é diferente, a auditoria governamental com suas diversas modalidades tem como função principal munir os agentes interessados, entre eles, a própria sociedade, de informações sobre a boa e regular gestão dos recursos públicos. Dessa forma, o presente trabalho objetivou analisar e descrever as diversas modalidades de auditoria governamental praticadas no âmbito do setor público brasileiro. Para isso, utilizou-se como método a revisão de literatura, em especial dos normativos dos principais órgãos responsáveis por esse tipo de auditoria na esfera federal. Verificou-se, ao final, a importância da auditoria governamental e das particularidades relacionadas a cada uma de suas principais classificações, uma vez que estas se encontram alicerçadas nas diversas necessidades do setor público brasileiro e apesar das diferenças quanto ao objeto, momento e/ou posição em relação à entidade auditada, o cerne das auditorias em geral tende a ser mantido.
TCC/Especialização

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