TítuloO princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira
Autor(es)Oliveira, Marcos José Tavares de
Data de publicação2007
ResumoAborda a introdução da ideologia do princípio da eficiência no contexto do art. 37 da Constituição Federal, por meio da EC n.º 19 e a partir dos estudos da doutrina européia, especialmente anglo-saxônica, seguida pela concepção da reforma administrativa posta em curso no país no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Em segundo plano, discute a dimensão conceitual do princípio e sua aplicação em várias atividades do Estado, tendo sempre em mente a idéia de instrumento de garantia e tutela dos interesses do cidadão brasileiro.
NotasMonografia apresentada como exigência final do curso de Pós-graduação lato sensu em Direito do Estado (Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário) da Universidade Cândido Mendes – UCAM.
AssuntosAdministração pública
Eficiência (serviço público)
Tributo
Interesse coletivo
FonteOLIVEIRA, Marcos José Tavares de. O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira. 2007. 67 f. Monografia (Especialização em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário)- Universidade Cândido Mendes (UCAM). Brasília, 2007.
OLIVEIRA, Marcos José Tavares de. O princípio da eficiência e os novos rumos da administração pública brasileira. Monografia (Especialização em Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário)- Universidade Cândido Mendes (UCAM). BDJur, Brasília, DF, 31 mar. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/16757>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/16757