TítuloA multimodalidade nas propagandas do sabonete Lux Luxo e do shampoo nutri pontaS
Autor(es)Motta, Adriana Corazza Miguel
Data de publicação2008
ResumoEste trabalho tem por objetivo aprofundar os estudos da semiótica de Peirce, através de análises qualitativas em mensagens verbais e não-verbais, constantes de duas propagandas de cosméticos femininos: o novo sabonete Lux Luxo e o shampoo nutri PontaS. Para esse propósito, são feitas análises comparativas nas embalagens, no que se referem aos textos, cores, imagens, iluminação, contrastes, logomarcas, linhas, sinestesia e poder apelativo. Ambas as propagandas utilizam-se de recursos semelhantes a serviço da intenção do autor, na busca de se atingir o interpretante, assim como sua contribuição na construção da identidade. Traça-se um caminho de análise de textos publicitários que perpassa pela semiótica peirceana e segue no sentido de enfatizá-la no propósito da multimodalidade, quanto à localização dos elementos visuais que compõem as propagandas. Mostra-se o potencial comunicativo que um produto consegue produzir em um receptor, ao apontar os apelos das propagandas utilizados, capazes de dialogar e afirmar aspectos da identidade da mulher. Apresenta-se nos pressupostos teóricos Santaella (2005), sobre a Semiótica de Peirce; Kress e van Leeuwen (1996), sobre a Gramática visual, e van Leeuwen (2005), sobre a modalidade; Bauman (2005), Giddens (2002) e Vieira (2005), sobre a Identidade. Conclui-se que as propagandas obtiveram sucesso não só na escolha, como no posicionamento dos elementos (escrita e visual), um dos pontos mais importantes para se ter coerência textual e atingir o público alvo.
NotasTrabalho apresentado ao Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD) como pré-requisito para a obtenção de Certificado de Conclusão de Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa – Texto e Discurso. Orientadora: Joana da Silva Ormundo
AssuntosSemiologia
Comunicação visual
Publicidade comercial, embalagem
FonteMOTTA, Adriana Corazza Miguel. A multimodalidade nas propagandas do sabonete Lux Luxo e do shampoo nutri pontaS. 2008. 56 f. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa - Texto e Discurso) – Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD), Brasília, 2008.
MOTTA, Adriana Corazza Miguel. A multimodalidade nas propagandas do sabonete Lux Luxo e do shampoo nutri pontaS. Monografia (Especialização em Língua Portuguesa - Texto e Discurso) – Centro Universitário de Brasília (UniCEUB/ICPD). BDJur, Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/17131>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/17131