TítuloCrédito do IPI na aquisição de insumos para ativo fixo das empresas
Autor(es)Pereira, Fabiano Lima
Data de publicação07-2007
ResumoMotivado pelos freqüentes questionamentos a respeito da possibilidade de creditamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os insumos adquiridos para o ativo fixo das empresas, o autor analisa os princípios constitucionais tributários utilizados na apuração do IPI: legalidade, anterioridade, seletividade e não-cumulatividade, discutindo a técnica da não-cumulatividade que deve ser aplicada ao IPI. Discute as características da norma isentiva, aborda as formas de redução quantitativa da carga tributária, suas semelhanças e diferenças com a alíquota-zero e o produto não-tributado, bem como as implicações incidentes sobre a não-cumulatividade do IPI. O estudo conclui que, para que o IPI não se torne cumulativo, é necessário que a legislação pertinente seja alterada, ou para implantar a metodologia do imposto tipo consumo ou para permitir que seja o mencionado tributo compensado gradativamente e proporcionalmente a sua depreciação.
NotasMonografia apresentada como requisito parcial para a conclusão do curso de Pós Graduação Lato Sensu em Direito pelos Cursos Sui Juris – Uniplac. Orientador: Fábio Portela Lopes de Almeida.
AssuntosProduto industrializado, impostos
Ativo imobilizado, imposto
Tributação
Princípio constitucional
Princípio da legalidade
Princípio da anterioridade
Isenção tributária
Carga tributária
FontePEREIRA, Fabiano Lima. Crédito do IPI na aquisição de insumos para ativo fixo das empresas. 2007. 48 f. Monografia (Especialização em Direito). – Sui Juris; Uniplac, 2007.
PEREIRA, Fabiano Lima. Crédito do IPI na aquisição de insumos para ativo fixo das empresas. Monografia (Especialização em Direito). – Sui Juris; Uniplac. BDJur, Brasília, DF, 16 jun. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/17249>.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/17249