TítuloAnálise da implementação de recomendações em processos de auditoria operacional do TCU
Autor(es)Andrade, Telma Alves de
Data de publicação2008
ResumoEste trabalho avaliou o grau de adesão dos gestores públicos às recomendações resultantes das auditorias operacionais realizadas pelo Tribunal de Contas da União - TCU. Para tal, após revisão de bibliografia sobre auditoria operacional, o papel do TCU e o processo de monitoramento de suas auditorias, analisaram-se os relatórios finais de monitoramento de avaliação operacional do Programa Nacional Biblioteca da Escola (2006 - Relator Ministro Guilherme Palmeira) e Programa Saúde da Família (2006 – Relator Ministro Vinícius Vilaça), escolhidos por serem representativos das atividades do TCU e por serem programas de governo de projeção nacional. A partir dessa análise concluiu-se que há adesão dos agentes às recomendações do TCU, ainda que haja certa mora na implementação das recomendações, e que o processo de monitoramento aplicado pelo tribunal é efetivo, tendo papel relevante no cumprimento das recomendações pelos gestores.
NotasTrabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto de Cooperação e Assistência Técnica do Centro Universitário do Distrito Federal, para obtenção do título de Especialista em Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público.
AssuntosAuditoria operacional
Programa de governo
Brasil. Tribunal de Contas da União (TCU)
FonteANDRADE, Telma Alves de. Análise da implementação de recomendações em processos de auditoria operacional do TCU. BDJur, Brasília, DF, 29 out. 2008. Disponível em: <http://bdjur.stj.jus.br//dspace/handle/2011/17976>.
ANDRADE, Telma Alves de. Análise da implementação de recomendações em processos de auditoria operacional do TCU. Brasília, DF, 2008. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Gestão Orçamentária e Financeira no Setor Público) – Instituto de Cooperação e Assistência Técnica – ICAT.
TipoTCC/Especialização
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/17976