TítuloImprensa livre versus livre mercado: o papel do Direito na democratização da informação frente à concentração de propriedade na mídia
Autor(es)Abramides, Natália Marques
Data de publicação2007
ResumoA concentração de propriedade dos meios de comunicação social é um fenômeno mundial, que decorre especialmente da liberalização das telecomunicações, afetando inclusive a imprensa brasileira. Esse fenômeno, aliado a outras mudanças estruturais em curso no setor, acaba por ameaçar um dos mais importantes direitos fundamentais tutelados pela Constituição Federal, qual seja, o direito à informação, ao reduzir o número de concorrentes no mercado e, portanto, a diversidade de informações. Dessa forma, cabe analisar como é possível realizar um controle efetivo das concentrações sem que tal se caracterize como censura, na busca por uma imprensa mais livre e plural.
NotasEste artigo é fruto da monografia apresentada como trabalho de conclusão do curso de Direito, sob orientação do Prof. Ms. Roberto Mendes Mandelli Jr.
AssuntosAcesso à informação, democratização, Brasil
Informação, democratização, Brasil
Direito à informação, Brasil
Liberdade de informação, Brasil
Meios de comunicação, Brasil
Liberdade de imprensa, Brasil
FonteABRAMIDES, Natália Marques. Imprensa livre versus livre mercado: o papel do direito na democratização da informação frente à concentração de propriedade na mídia. Revista do Instituto de Pesquisas e Estudos: Divisão Jurídica, Bauru, SP, v. 41, n. 48, p. 279-298, jul./dez. 2007. Disponível em: <http://www.ite.edu.br/>. Acesso em: 18 jun. 2008.
TipoArtigo de revista
Ao citar o item, usehttp://bdjur.stj.jus.br/dspace/handle/2011/18307
Arquivo TamanhoFormato 
Imprensa_Livre_Livre_Mercado.pdf540.65 kBPDFVisualizar
Aparece nas coleções: